17-09-2019
Hoje (17) é celebrado o Dia Mundial da Segurança do Paciente

Hoje (17) é celebrado o Dia Mundial da Segurança do Paciente, que busca promover o reconhecimento da importância da segurança do paciente como uma prioridade da saúde, uma vez que ela constitui um dos componentes mais importantes da qualidade da assistência.

A iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) este ano traz como tema "Segurança do paciente: uma prioridade de saúde global" e o slogan "Fale pela segurança do paciente!". A campanha visa mobilizar pacientes, profissionais de saúde, formuladores de políticas, acadêmicos, pesquisadores, redes profissionais e o setor de saúde para defender a segurança do paciente.

O Núcleo Estadual de Segurança do Paciente (NESP/RN) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) vem trabalhando para estruturar cada vez mais este serviço e realizando ações para o desenvolvimento de uma cultura de segurança do paciente em todo o RN. Em 2016 o RN contava com 16 Núcleos de Segurança do Paciente cadastrados na ANVISA e atualmente são 46 Núcleos cadastrados. O estado também conta com o Plano Estadual de Segurança do Paciente (PESP) aprovado pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB/RN) e Conselho Estadual de Saúde (CES/RN) em 2016. E temos realizado ações para o desenvolvimento de uma cultura de segurança do paciente em todo o RN.

De acordo com a OMS, um total de 2,6 milhões de pessoas morrem a cada ano por danos que poderiam ser evitados em situações de assistência médica. As estimativas mostram que até 20% a 25% da população em geral sofre danos que podem ser evitados durante o atendimento.