27-08-2019
Cofen capacita enfermeiros para inserção do DIU no SUS

om objetivo de tratar sobre inserção do Dispositivo Intra-uterino (DIU) pelos profissionais de Enfermagem, o presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Manoel Neri, recebeu, na manhã desta quarta-feira (21), o deputado distrital Jorge Vianna (PODE/DF). A reunião abordou a capacitação dos enfermeiros para essa demanda, que é muito forte no Sistema Único de Saúde (SUS).

O Cofen, por meio da Comissão Nacional de Saúde da Mulher, realiza treinamentos para capacitação de enfermeiros na colocação do DIU. No último treinamento, ocorrido em Alagoas, 200 mulheres foram atendidas. Até o momento, o Cofen não reportou nenhum erro cometido pelos profissionais de Enfermagem, pelo contrário, os atendimentos têm sido elogiados.

Segundo o presidente do Cofen, Manoel Neri, a atuação dos enfermeiros na área de ginecologia e obstetrícia tem sido muito exitosa, garantindo melhor acesso à Saúde para as mulheres brasileiras. “Hoje, dentro da atenção básica, a maioria das consultas de pré-natal de baixo risco são realizadas por enfermeiros”, enfatizou.

“A participação da Enfermagem nessa área tem ajudado a melhorar o índice de mortalidade materna e de mortalidade fetal”, destacou Neri. Sobre inserção do DIU, o presidente do Cofen ressaltou que com treinamento e responsabilidade os profissionais de Enfermagem têm total competência para realizar o procedimento.

O deputado e enfermeiro Jorge Vianna enfatizou que quem ganha com esse avanço é a população. “A Enfermagem tem a legitimidade, responsabilidade e treinamento para atuar nessa área”. Ao tratarem do assunto em âmbito nacional, o deputado reforçou a importância da Enfermagem na saúde da mulher.

 

Fonte: Ascom – Cofen