29-03-2019
Selo da Qualidade do Cofen é apresentado às instituições de Natal

Enfermeiros de instituições de saúde públicas e privadas de Natal participaram, nesta quinta-feira, 28, da apresentação do Programa Nacional da Qualidade -PNQ do Cofen/Conselhos Regionais. O evento teve como palestrante Dr. Cláudio Porto, coordenador da Comissão Nacional da Qualidade e a participação da Dra. Heloísa Helena Oliveira, Conselheira Federal do Cofen e da Dra. Silvia Helena Gomes, presidente do Coren-RN.

De acordo com Dr. Cláudio Porto, o PNQ é o único programa do mundo de certificação de boas práticas direcionada ao profissional de enfermagem e o selo da qualidade visa incentivar e garantir a qualidade da assistência oferecida a sociedade. “A ideia é promover uma transformação na consciência organizacional das instituições e valorizar o trabalho do profissional por isso”, disse.

Atualmente, o Selo da Qualidade reconhece as boas práticas na gestão de risco e na segurança do paciente no contexto do exercício profissional da Enfermagem e da formação de Enfermagem, certificando instituições de saúde e também de ensino de todo o país.

Desde que foi lançado, em julho de 2018, o PNQ avaliou 11 instituições, quatro hospitais públicos já receberam a certificação e, até agora, dois hospitais receberam o Selo no Nordeste. “É um Selo inovador, de reconhecimento e mérito da enfermagem. Quem sabe depois dessa apresentação seremos o estado do Nordeste com mais instituições certificadas? ”, incentivou a conselheira federal Dra. Heloísa Helena.

No final da palestra, a Comissão fez orientações quanto as fases de inscrição e avaliação das instituições e os profissionais puderam tirar suas dúvidas.

A presidente do Coren-RN, Dra. Silvia Helena Gomes, agradeceu a presença do coordenador, da conselheira federal, dos profissionais e instituições que se interessaram em conhecer o Programa e demonstrou entusiasmo com a participação do RN no processo em busca da certificação a partir de agora.