11-04-2019
Cofen entrega convite da Nursing Now ao presidente do Senado

Lançamento da campanha no Brasil acontecerá no dia 24 de abril, em Brasília e terá transmissão ao vivo pelo facebook do Cofen

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), por meio do conselheiro federal Antônio Marcos, convidou o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, para participar do lançamento oficial da campanha Nursing Now Brasil que acontecerá no dia 24 de abril, no auditório da Fiocruz, em Brasília. “Vou organizar a agenda para estar presente nesse momento”, diz Davi.

No encontro, que ocorreu nesta quarta-feira (10) no Senado Federal, o conselheiro Antonio Marcos aproveitou a oportunidade e convidou, também, o senador Izalci Lucas (PSDB/DF) para o lançamento da campanha. Ao final da reunião, Antônio sugeriu ao parlamentar um encontro no Cofen para debater as pautas de interesse da Enfermagem, entre elas a regulamentação da jornada de trabalho em 30horas semanais, o piso salarial nacional, descanso digno e a aposentadoria especial para profissionais de Enfermagem. Izalci ficou à disposição de novas agendas.

Nursing Now – A campanha destaca o papel da Enfermagem e sua importância para o alcance das metas de saúde pactuadas pelos países membros da ONU.  A iniciativa foi idealizada pela Organização Mundial da Saúde e pelo Conselho Internacional de Enfermagem (CIE).

O Cofen e o Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, ligado à USP/Ribeirão Preto/SP, uniram-se e assumiram a liderança no lançamento e desenvolvimento desta campanha em nível nacional para promoverem ações de enfrentamento dos problemas de saúde, em conjunto com as entidades de classe, escolas, serviços públicos e privados, organizações sociais, entidades dos setores envolvidos com as políticas de saúde e da economia em saúde.

No Brasil o programa traz como metas o investimento no fortalecimento da educação e no desenvolvimento dos profissionais de enfermagem com foco na liderança; a busca pela melhoria das condições de trabalho dos profissionais de enfermagem, e a disseminação de práticas de enfermagem efetivas e inovadoras com base em evidências científicas, em âmbito nacional e regional.

 

Fonte: Ascom-Cofen