19-03-2019
Movimento debate engajamento em pautas em defesa da Enfermagem

Movimento Ativista da Enfermagem Brasileira (MAE) busca mobilizar profissionais em defesa de pautas que afetam a Enfermagem e encontram-se engavetados ou tramitando no Congresso.

Profissionais de Enfermagem do Brasil se reuniram na última sexta-feira, 15 e 16 ( sábado), no  1° Seminário de Politização da Enfermagem Nacional, para debater atividades do ‘MAE – Movimento Ativista da Enfermagem Brasileira”. A intenção, segundo, Jefferson Caproni, é mobilizar os profissionais de Enfermagem para que se engajem em defesa de pautas que afetam a profissão e encontram-se engavetados ou tramitando no Congresso.

“O movimento quer fazer com que as pessoas tenham consciência de que podem trazer ideias que façam a melhoria continua para enfermagem”, afirma Jefferson Caproni, conselheiro do Coren-SP, integrante da Comissão Nacional de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (Conatenf) e um dos idealizadores do MAE. O encontro, realizado no INTESP Instituto de Educacional de São Paulo, convidou os participantes a refletirem sobre as seguintes questões: “Quem sou eu? O que sinto quando penso na Enfermagem? De que forma posso contribuir como o movimento?”

O questionamento resultou em respostas com sentimentos antagônicos, um misto de felicidade e insatisfação sobre as dificuldades enfrentadas. “O que mais me impressionou foi a vontade de transformar a Enfermagem em uma profissão melhor. Que a vontade de transformar seja combustível para lutarmos”, avalia Caproni.

Para o integrante Milton Gomes, trata-se do primeiro encontro preparatório para a realização de um grande Movimento com todos os setores da Enfermagem, seja membros dos Corens, sindicalistas, professores de Enfermagem, estudantes, profissionais Home Care, APH, Atenção Básica, autônomos, ILP, Hospitais e etc. “O objetivo do movimento é promover uma Enfermagem em que as pessoas tenham mais voz e participe, com suas ideias e sugestões para Politização da Enfermagem, e processo permanente de escuta”.

O próximo encontro do movimento será realizado em abril. O evento teve participação do Coren-CE, Coren-MT, Coren-MG, Coren-RR e Coren-SP.

 

Fonte: Ascom - Cofen