11-03-2019
Enfermeira ganha prêmio internacional na categoria de Parteira
Heloisa Lessa, enfermeira obstétrica, será embaixadora dos Direitos Humanos no Parto
 

Na última sexta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a enfermeira obstétrica Heloisa Lessa recebeu o Prêmio Campeão na categoria de Parteira (“MidWife”), pela Human Rights in Childbirth, conselho voluntário de especialistas e defensores dos direitos de maternidade de todo o mundo.

Heloisa sempre lutou por uma maternidade segura e protegida, defendendo as mulheres e os direitos do parto humanizado.

O prêmio foi criado para celebrar os profissionais que são apaixonados pelo seu trabalho e é uma oportunidade também para que mais pessoas conhecerem o trabalho de Heloisa. Esse prêmio permitirá que ela leve um pouco da sua experiência em Enfermagem Obstétrica para fora do Brasil e continue lutando por melhores condições e espaço de trabalho.

Indicados por sua comunidade, os ganhadores se tornarão embaixadores dos Direitos Humanos no Parto por um ano. Participarão de reuniões e conferências em nome da organização e serão apoiados pela diretoria do conselho voluntário.

2020: Ano Internacional da Enfermeira Obstétrica e Parteira – O Conselho Executivo da Organização Mundial de Saúde aprovou, em sua 144ª reunião, em Genebra, proposta do Conselho Internacional de Enfermagem (CIE) e da campanha Nursing Now (“Enfermagem Agora”) para designar 2020 como ano das enfermeiras obstétricas e parteiras (“midwives”, ou obstetrizes). A indicação será levada à Assembleia Mundial de Saúde, em maio, para deliberação.

O diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus destacou, em discurso,  que as enfermeiras e parteiras ano desempenham um papel fundamental para a Saúde de todos. Ressaltou, ainda, que o ano 2020 marca o bicentenário de nascimento de Florence Nightingale, pioneira da Enfermagem, reconhecendo sua contribuição para a Saúde e para Humanidade.

 

Fonte: Ascom - Cofen