09-01-2019
Coren-RN participa de audiência do MP sobre déficit de enfermeiros em Ceará-Mirim

Na manhã desta terça-feira (08), o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Norte (Coren-RN) participou de audiência do Ministério Público do RN em Ceará-Mirim para tratar, pela terceira vez, de déficit de 25 enfermeiros no hospital do município.

Durante a reunião, a prefeitura formalizou a prorrogação da validade do último concurso público e se comprometeu a convocar pelo menos quatro profissionais aprovados no primeiro trimestre de 2019 para iniciar a recomposição do quadro.

O procurador, Fabrício Ramos de Oliveira, e o secretário de Saúde do Município, Carlos Magnus Ribeiro, também acordaram, em audiência, que em 26 de março a prefeitura apresentará cronograma oficial para convocação, até o fim da validade do concurso, dos 21 enfermeiros restantes e necessários na unidade.

A ausência de profissionais enfermeiros no Hospital Municipal Dr. Percílio Alves de Oliveira foi notificada pelo Conselho em ações fiscalizatórias e vem comprometendo a assistência à saúde da população, além de ir de encontro a Lei do Exercício Profissional da Enfermagem (Lei nº 7.498/1986).

Participaram da reunião a presidente, Silvia Helena Gomes, a assessora de Fiscalização, Valkíria Torres, o assessor jurídico do Coren-RN, Marcos Maurício, o coordenador-geral do Sindsaúde-RN, Manoel Egídio da Silva e a advogada, Erica Araripe, as enfermeiras do hospital Iara Farias e Nathalia Jales e a diretora, Amália Holanda e representantes da Prefeitura de Ceará-Mirim.