19-10-2018
Encontro de Enfermagem em Saúde Mental inova no 21º CBCENF

Com o tema central “Valorização Profissional, o 21º Congresso Brasileiro de Enfermagem (CBCENF) promoverá, também, encontros nacionais e internacionais de Enfermagem. Um dos eventos que será realizado é o 2º Encontro Latino-americano de Enfermagem em Saúde Mental.

O encontro inova nesta edição e pretende refletir sobre a inclusão social de pessoas com transtornos mentais através da participação dos usuários em várias atividades. O debate também trará as novas diretrizes aprovadas para a Política de Saúde Mental em vários países e como não permitir o retrocesso da Reforma Psiquiátrica.

Além do debate entre profissionais e estudantes, a ideia é aproximar e dar voz às pessoas que viveram exclusão por vários anos, através da participação do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, instituição referência na reabilitação psicossocial, reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) desde 2013.

Em parceria com a Prefeitura Municipal de Campinas, atualmente Cândido Ferreira atende cerca de 7 mil usuários por mês em suas unidades de atendimento para crianças, adolescentes e adultos, tais como: Centros de Atenção Psicossocial, Centros de Convivência, Consultório na Rua, Residências Terapêuticas, Oficinas de Inclusão Social pelo Trabalho e Projetos Culturais.

Dorisdaia Humerez, coordenadora da Comissão Organizadora, enfatiza que as atividades promovidas buscarão compartilhar experiências e projetos de Saúde Mental que promovam a inclusão social da pessoa com transtorno mental. “Pretendemos destacar as práticas exitosas e as práticas avançadas na assistência em Saúde Mental de forma inclusiva, acreditando que as pessoas que sofreram o processo de exclusão poderão nos indicar os caminhos adequados para a inclusão social”, afirma.

De 27 a 29/11, diversas atividades serão realizadas com a participação dos usuários e trabalhadores do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira como a apresentação do grupo musical Casa dos Sonhos, do Projeto Rádio Maluco Beleza e seus locutores, relatos de experiências, entre outras.

Fonte: Ascom - Cofen