05-03-2018
Fiscalização identifica condições precárias no Hospital Regional de Canguaretama

Com o objetivo de verificar as atuais condições de funcionamento do Hospital Regional de Canguaretama, representantes do Coren-RN visitaram a instituição na última quinta-feira(01). Foram constatadas irregularidades graves que afetam o desempenho do exercício profissional da enfermagem na unidade e colocam em risco a população.

No momento da visita existiam poucos leitos ocupados. Os pacientes internados encontravam-se sem acompanhamento médico regular. Inexistiam equipamentos indispensáveis ao funcionamento de hospitais como o RX. As condições de infraestrutura eram precárias com presença de mofo e ferrugens nos ambientes. Ao término da inspeção foi emitido um Termo de Fiscalização pela Enfermeira Fiscal Luciana Correia.

A visita foi sugerida pelo Secretário Estadual de Saúde, George Antunes, em reunião anterior, onde já anunciou o fechamento da instituição dentro dos próximos três meses. O fechamento faz parte do Termo de Ajustamento de Conduta(TAC) firmado entre o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) e o Governo do Estado, seguindo orientações do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) que, após auditoria operacional sobre a rede hospitalar da SESAP sugeriu revisão quantitativa e qualitativa da rede de hospitais estaduais. Em seu relatório o TCE aponta a necessidade de transformação de hospitais regionais em unidades de atenção primária.

Estiveram presentes nessa fiscalização a presidente do Coren-RN, Silvia Helena Gomes, o Conselheiro Tesoureiro, Jorge Carlos Medeiros, o Chefe da Procuradoria Jurídica, Marcos César de Souza, e a Enfermeira Fiscal, Luciana Correia.