09-02-2018
Coren-RN recebe visita da Comissão Nacional de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem

Pela primeira vez na história, a Comissão Nacional de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem (Conatenf) promoveu, no Rio Grande do Norte, reunião com representantes do nível médio de Enfermagem. O evento foi realizado na manhã desta quinta-feira (08), na sede do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Norte (Coren-RN). Um dos  objetivos desse encontro é aproximar a categoria de enfermagem, especialmente técnicos e auxiliares, do Conselho e apresentar informações e esclarecimentos sobre a participação do nível médio dentro do Sistema Cofen/Conselhos Regionais.

Representaram o Conatenf durante a reunião, Rosângela França, integrante da Comissão e José Antônio da Costa, presidente da Associação Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (Anaten). Para Antônio Costa, é preciso união de todos para se avançar em conquistas para categoria. "Somos um quantitativo expressivo de profissionais, mas necessitamos, ainda, ter uma consciência política maior. Somos uma categoria: a enfermagem e não enfermeiros, técnicos e auxiliares. Precisamos estar unidos para nos fortalecermos e conquistar nosso reconhecimento e valorização profissional", afirmou.

Rosângela falou sobre o trabalho desenvolvido pelo Conatenf. Uma importante conquista foi a reserva do Cargo de Tesoureiro dos Conselhos Regionais para o nível médio (técnicos e auxiliares de enfermagem). O Rio Grande do Norte foi um dos primeiros Estados a elegerem um técnico de enfermagem como tesoureiro, Eleázaro Damião, que também estava presente na reunião.

Para presidente do Coren-RN, Silvia Helena Gomes, a vinda do Conatenf casou perfeitamente com as metas da nova gestão do Coren que é um Conselho para todos. “Nosso lema durante a campanha foi o Coren é meu, é seu, é nosso. Vamos trabalhar para aproximar a categoria do Coren e essa participação do nível médio é muito importante”, afirmou a presidente.

O Conatenf foi criado pela Decisão Cofen Nº057/2015, sendo composto de 5 membros efetivos e 5 suplentes. Possui participação ativa durante as reuniões plenárias do Cofen já tendo obtido importante vitórias dentro do Sistema do Cofen/Conselhos Regionais. Atualmente, possui inserção efetiva dentro do CBCENF com a realização de reuniões e palestras durante o congresso.