25-04-2024
Conselheiras e conselheiros federais são diplomados e iniciam gestão do Cofen

As conselheiras e os conselheiros federais eleitos para a Gestão 2024-2027 foram diplomados e assumiram a condução do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) nesta terça-feira (23). Em seu programa, a chapa eleita apresentou 38 projetos e ações divididas em cinco eixos temáticos: fiscalização, fortalecimento da profissão, ensino e pesquisa, processos éticos e apoio institucional, técnico e financeiro aos Conselhos Regionais de Enfermagem. É um compromisso público, assumido com a categoria e com a sociedade.

“Os desafios são imensos, mas a nossa disposição é maior. Ao longo de minha trajetória profissional, sempre confiei no papel fundamental do Cofen como guardião dos valores e princípios que fundamentam a nossa profissão. É o momento de olhar para a frente, trabalhar com disposição e transformar a realidade da maior força de trabalho da saúde brasileira. É hora de construir uma Enfermagem forte, valorizada e, sobretudo, consciente de todo o seu potencial”, afirma o presidente do Cofen, Manoel Neri.

Entre as autoridades presentes à solenidade, estiveram o ministro da Agricultura Carlos Fávaro, o presidente do Conselho Nacional de Saúde Fernando Pigatto, o senador Weverton Rocha (PDT-MA), o ex-senador Valdir Rauph, os deputados federais Bruno Farias e Dorinaldo Malafaia (PDT-AP), os deputados estaduais Adailton Cruz (PSB-AC) e Gilmar Júnior (PV-PE), o deputado distrital Jorge Vianna (Podemos-DF) e a vereadora Ana Paula Brandão.

“Durante a pandemia da Covid-19, fui infectado e quase virei estatística. Fui transferido para São Paulo e chegando lá, notei as ruas vazias, tudo fechado. Enquanto a população inteira estava fazendo o isolamento social, a Enfermagem estava exposta a uma verdadeira guerra, na linha de frente. E todos os soldados que voltam de uma guerra merecem ser valorizados e condecorados. A Enfermagem merece valorização e reconhecimento pelo que fez antes, durante e depois da pandemia. Contem comigo nesse sentido”, discursou Fávaro.

O mandato vai até 22 de abril de 2027. Veja como ficou a composição do Plenário:

Presidente: Manoel Carlos Neri da Silva, Coren-RO 63.592-ENF

Vice-presidente: Daniel Menezes de Souza, Coren-RS 105.771-ENF