21-02-2024
Hospital Promater em Natal recebe visita de avaliadores do selo qualidade do Cofen

Avaliadores do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Bábara Beserra e Márcia Carneiro, visitaram nesta última terça-feira (20/02) o Hospital Promater, em Natal/RN. O objetivo da avaliação é conferir se a unidade hospitalar está apta a receber o selo do Programa Nacional de Qualidade do Conselho Federal de Enfermagem (PNQ/Cofen).

Durante a manhã, foi realizada reunião de abertura com os diretores da instituição e a Enfermeira Responsável Técnica, Karine Bezerra Jales, que apresentou o trabalho realizado pela instituição. Esse momento contou também com a participação da conselheira-secretária do Coren-RN, Dinara Moura. Em seguida, foi promovida a validação do cronograma e iniciada a visita às instalações e unidades específicas do Hospital. As atividades de avaliação estão previstas para acontecerem até a próxima quinta-feira (22/02), quando será realizada o encerramento dessa visita técnica.

A conselheira, Dinara Moura, parabenizou a instituição por pleitear a importante aprovação do serviço dado pelo selo de qualidade Cofen, reconhecendo o esforço e a excelência daquele serviço que apresentou muitas ideias para aperfeiçoar a segurança e a qualidade da assistência ao paciente.

Para obtenção do Selo da Qualidade, a Instituição deve alcançar no mínimo a pontuação de 75% em cada unidade/serviço de enfermagem. O selo foi criado pelo Cofen com o objetivo de estimular as boas práticas de assistência, reconhecer o hospital e, especialmente, o trabalho dos seus colaboradores de enfermagem. A certificação visa ainda, valorizar a qualidade nas práticas cotidianas da saúde para obter melhores resultados clínicos, mais satisfação dos profissionais e dos pacientes.

O certificado da qualidade está voltado também para duas áreas prioritárias, que são a segurança do paciente e a gestão de risco. O Selo do Cofen avalia cinco dimensões do trabalho realizado no Hospital: Estrutura Organizacional, Ações Gerenciais e Operacionais, Segurança do Paciente, Infraestrutura e Gestão de Pessoas.