19-05-2020
Coren-RN trata sobre segurança da enfermagem no combate a Covid-19 com SMS Natal

Na manhã desta segunda-feira (18), a presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Norte (Coren-RN), Silvia Helena Gomes, juntamente com o conselheiro secretário, Flávio Guimarães, se reuniram com o secretário de Saúde de Natal, George Antunes, e com a secretária adjunta Gervânia Teixeira. A reunião teve como pauta o processo de trabalho dos profissionais de enfermagem, das ações da SMS no combate da Covid-19 e das demandas constatadas pela fiscalização. Foram abordadas a disponibilidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados e em números suficientes, as condições de trabalho, a infraestrutura dos serviços das unidades e do subdimensionamento de profissionais de enfermagem na rede municipal, indispensáveis para a qualidade da assistência.

O secretário afirmou que está tomando providências relativas à infraestrutura e às adequações necessárias para a nova realidade dos serviços. Em resposta à indagação da presidente sobre a Unidade Mista de Mãe Luíza, informou que foi iniciada a reforma, e que outros serviços também serão contemplados. Comunicou ainda que existem projetos para reformas de outras unidades, porém devido aos trâmites burocráticos ainda não foram concretizados.

Foram apresentados relatórios de inspeções de algumas unidades de saúde e os problemas nelas identificados. Com relação aos EPIs para equipe, o secretário informou sobre a aquisição desses equipamentos, e que o município está abastecido para garantir a segurança do profissional nos serviços. Relatou a entrega de máscaras cirúrgicas, e que foi ampliado de três para quatro máscaras, por turno de doze horas de serviço. Apresentou também a disponibilidade das máscaras N95, as quais possuem as recomendações técnicas preconizadas pelas normativas vigentes.

No que se refere ao quantitativo de profissionais nas unidades, George Antunes informou os altos índices de afastamento do serviço pelos profissionais de enfermagem, conferidos pelo  crescimento quantitativo de atestados médicos.

A presidente Silvia Helena externou sua preocupação com os profissionais de enfermagem na linha de frente de combate ao Covid 19, solicitando ações efetivas para a garantia da segurança destes profissionais, somadas à concretização dos planos de contingência para o atendimento seguro,  e para a assistência livre de riscos aos usuários dos serviços.