Coren-RN interdita sala de esterilização/expurgo em UBS de Natal

O presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Norte (Coren-RN), Egídio Júnior, e o conselheiro, José Rocha Neto, estiveram, nesta quinta-feira (31), na Unidade Básica de Saúde Aparecida, localizada no bairro de Mãe Luiza, em Natal, para dar andamento ao processo de interdição ética da sala de esterilização e expurgo da unidade.

                Com a interdição ética, ficam suspensas todas as atividades de enfermagem que eram desenvolvidas no ambiente que se encontra inadequado para a realização das etapas do processo de esterilização, de acordo com a RDC nº15/2012.  A suspensão permanece até que sejam realizadas as correções e sanados os problemas, sendo atendidos os preceitos legais inerente à enfermagem e à legislação de saúde, cessando os riscos à saúde da população assistida.

                Para a enfermeira, Lígia Oliveira, presente durante o ato de interdição, a medida resultou em melhorias na infraestrutura da unidade. “A troca da geladeira na sala de vacinas era um sonho antigo de todos nós que atuamos aqui e após a abertura desse processo do Coren-RN finalmente chegou um novo equipamento para anuidade. Além disso, foram resolvidos problemas de ar condicionado e iluminação da unidade, tudo conquistado após a abertura desse processo de interdição”, afirmou.

                O conselheiro, José Rocha Neto, lembra que antes do ato de interdição são realizadas diversas notificações para tentar sanar o problema junto a gestão, sendo este o último recurso. “Não só a enfermagem está em risco, mas a população também ao ser assistida de forma inadequada, estando sujeita a agravos em sua saúde”, disse.

O que é interdição ética – O processo de Interdição Ética de enfermagem é uma medida tomada pelo Conselho Regional de Enfermagem quando se verifica que as condições de trabalho e atendimento em um setor de saúde estão inadequadas, o que pode comprometer a segurança dos pacientes e, principalmente, a integridade dos profissionais de enfermagem. Essa medida impede a atuação dos profissionais de enfermagem no setor interditado até que as irregularidades sejam corrigidas.

Notícias recentes

plugins premium WordPress