Coren-RN visita profissionais de UPA assaltada

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Norte (Coren-RN) realizou visita técnica, na manhã desta quarta-feira (27), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cidade da Esperança. A visita foi motivada, especialmente, pela falta de segurança na unidade.  Na noite do último dia 25, funcionários e profissionais de enfermagem foram vítimas de assalto durante o atendimento noturno.

Participaram da visita o conselheiro tesoureiro do Coren, Jorge Carlos, a assessora da fiscalização, Valkíria Costa Torres, o procurador jurídico e o Dr. Marcos César Maurício Júnior.

Além das condições de segurança, foram constatados também problemas referentes ao fornecimento de alimentação para os profissionais, na manutenção da infraestrutura e equipamentos, no fornecimento dos insumos hospitalares e no dimensionamento profissional.

Segundo o procurador jurídico do Coren-RN, o primeiro passo será organizar um documento relatando toda a situação e agendar uma reunião com o secretário de saúde de Natal, George Antunes, para buscar a assinatura de um termo de ajuste de conduta. “Antes da judicialização da questão, buscaremos uma negociação com o gestor municipal visando negociar a resolução do problema de uma forma mais ágil”, disse Marcos.

Por mais segurança

Este não é o primeiro caso que o Coren-RN intervém. O Regional vem se dedicando para solucionar problemas de segurança no ambiente de trabalho, bem como de violência contra os profissionais, de dimensionamento e de más condições.

Na semana passada, diante de caso de agressão a enfermeira no Hospital Walfredo Gurgel, o Conselho acionou a justiça para direcionar as medidas necessárias e legais em relação ao autor das agressões.

No último dia 05, a presidente do Coren-RN, Silvia Helena Gomes, se reuniu com o Secretário de Estadual de Saúde, Cipriano Maia, justamente para tratar de questões de melhorias do processo de trabalho e da segurança dos profissionais de enfermagem, que ficam sempre muito vulneráveis nas unidades de saúde. O secretário acordou em reforçar a segurança nos hospitais.

E em abril, a UPA de Parnamirim teve o serviço de segurança restabelecido após Decisão do Coren-RN notificando a instituição e solicitando providências para a falta de pessoal para segurança em 24h. Durante o período de ausência do serviço, vários profissionais sofreram agressões físicas e verbais de pacientes.

Além da fiscalização do exercício profissional, o Coren-RN segue cumprindo seu papel na busca pela valorização da Enfermagem, por melhores condições de trabalho e pela proteção da integridade física e psicológica dos profissionais.

Notícias recentes

plugins premium WordPress