17-06-2024
Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital Wilson Rosado se destaca em avaliação na

O Hospital Wilson Rosado, em Mossoró, está entre os hospitais do Rio Grande do Norte e do Brasil, melhor avaliado nas práticas de segurança do paciente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A avaliação nacional acontece todos os anos e considera 21 indicadores de estrutura e processos que envolvem a qualidade da assistência e as melhorias para a segurança do paciente.

De acordo com a enfermeira e coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital Wilson Rosado, Géssica Martins, ao preencher os requisitos, os hospitais brasileiros são avaliados como baixa, média ou alta conformidade e no último resultado divulgado o hospital se destacou como alta conformidade.

“Além desse resultado, também recebemos recentemente uma menção honrosa da Secretaria do Estado de Saúde Pública (SESAP/RN) pela regularidade das notificações de eventos adversos, feita pelo núcleo de segurança do paciente no NOTIVISA, plataforma desenvolvida para essa finalidade”, contou.

No último dia 31, o presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Norte (Coren-RN), Egídio Júnior, e o conselheiro, Etevaldo de Lima, visitaram a o Hospital Wilson Rosado, e conheceram de perto o trabalho dos profissionais de Enfermagem no Núcleo de Segurança do Paciente do hospital.

Para Egídio Júnior, a Enfermagem corresponde a 60% da força de trabalho e tem papel importantíssimo nesse processo. “É um trabalho de extrema necessidade e importância imensurável para que se consiga adesão à implantação dos protocolos e procedimentos operacionais padrão, que promovam a prevenção e a minimização de riscos de erros e falhas na assistência aos pacientes”, avaliou.