03-06-2024
Coren-RN finaliza Semana de Enfermagem 2024 com programação em Pau dos Ferros e Moss

Nos dias 27 e 29 de maio, o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Norte (Coren-RN) realizou a Semana de Enfermagem nas cidades de Pau dos Ferros e Mossoró, respectivamente, encerrando a programação do evento anual.

Com o tema “O impacto das tecnologias para o futuro da Enfermagem: Formação, Ética e Cuidado”, os profissionais e estudantes das regiões alto oeste e oeste potiguar assistiram a palestras com temáticas atuais e profissionais da terra de grande relevância.

Durante a abertura do evento, em Pau dos Ferros, o conselheiro, José da Rocha Neto, falou da felicidade de estar na cidade para compartilhar conhecimento. “O nosso objetivo é aproximar o Conselho dos profissionais do estado e estamos muito felizes que estamos aqui pela primeira vez realizando a Semana de Enfermagem”, disse.

Pela manhã, o enfermeiro socorrista e professor, Cláudio Fernandes, ministrou a palestra: “Abordagem da equipe de Enfermagem frente a contenção de hemorragias, técnicas de estabilização de fraturas e luxações”. Durante os ensinamentos técnicos, ele alertou sobre a importância não só dos profissionais saber como agir em situações de emergência como também de repassar o conhecimento para outras pessoas, a fim de salvar vidas.

À tarde, a enfermeira, Geovanka Cristina, abordou sobre os “Aspectos relevantes da assistência de Enfermagem ao paciente com tuberculose vivendo em privação de liberdade”, destacando o importante papel dos profissionais de Enfermagem na investigação e no controle da doença na população carcerária.

Em Mossoró, a abertura do evento contou com a participação do presidente do Coren-RN Egídio Júnior, a representante da II Unidade Regional de Saúde Pública (Ursap), Maria da Saudade Azevedo, e o representante do Sindsaúde de Mossoró, João Morais.

“Estamos trazendo um tema muito relevante para refletir. Que possamos usar a tecnologia para melhorar nossa assistência ao cuidado e, juntos, avançar e conquistar mais espaços”, falou Egídio Júnior.

Pela manhã, a palestra “Saberes e práticas dos profissionais de enfermagem no cuidado às pessoas com estomas” foi ministrada pela enfermeira dermatóloga, Alini Dantas, que enfatizou a necessidade de a Enfermagem estudar e entender a tecnologia para usar a seu favor.

Na parte da tarde, o enfermeiro coordenador do Programa de Imunização de Mossoró e conselheiro do Coren-RN, Etevaldo de Lima, finalizou o evento na cidade com a palestra “Calendário de vacinação e suas recentes atualizações”, detalhando sobre novas vacinas, campanhas e orientações do Ministério da Saúde.

Esse ano, a Semana de Enfermagem aconteceu em Natal, Caicó, Pau dos Ferros e Mossoró – cidades onde estão localizadas a sede e as subseções do Coren-RN e todas as palestras foram transmitidas ao vivo pelo canal do youtube, o que possibilitou a participação presencial e on- line de centenas de profissionais e estudantes de Enfermagem.