18-09-2019
Imprensa reconhece heroísmo dos profissionais de enfermagem no resgate do Hospital

Fazendo jus mais uma vez à sua vocação solidária e humana, a enfermagem teve um papel fundamental no alívio do sofrimento de dezenas de vítimas e sues familiares na tragédia ocorrida na noite da última quinta-feira (12/9) no Hospital Badim, no Rio de Janeiro (RJ).

O incêndio ocorrido na última quinta-feira fez, até o momento, 14 vítimas fatais.

Informações divulgadas pelo hospital e ainda não confirmadas dão conta de que pelo menos 20 funcionários do local foram internados após ajudarem no resgate dos pacientes durante o incêndio que afetou a unidade – a maioria desses funcionários adoeceu por ter inalado a fumaça tóxica liberada durante o incêndio e muitos deles são profissionais de enfermagem.

 A atuação positiva desses enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem foi valorizada por diversos veículos de comunicação que fizeram a cobertura da tragédia.

Veja abaixo alguns exemplos:

 

Médicos e enfermeiros relatam caos e horror no socorro de feridos no Badim

UOL – Universo Online – 13/9/2019

Esta notícia descreve ações heroicas de profissionais de enfermagem como a enfermeira Anna Carolina Braga. Esses profissionais se prontificaram a auxiliar na remoção dos pacientes durante o incêndio do Hospital Badim.

Notícia completa: https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2019/09/13/medicos-e-enfermeiros-contam-como-socorreram-pacientes-apos-fogo-no-badim.htm


Técnica de enfermagem que ajudou a salvar pacientes é internada

 

O Dia – 13/9/2019

Esta é outra notícia triste que conta a história da técnica Ângela Maria Ferreira, que atua no Hospital Badim e estava na unidade no dia do incêndio.

Ângela se prontificou a ajudar na remoção dos pacientes durante a tragédia e acabou internada em estado grave por ter inalado a fumaça tóxica.


Notícia completa:
https://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro/2019/09/40302-tecnica-de-enfermagem-que-ajudou-a-salvar-pacientes-e-internada.html#foto=1

Três profissionais de enfermagem que socorreram pacientes estão em estado grave

O Dia – 14/9/2019

Apesar de triste, esta notícia destaca o heroísmo dos profissionais de enfermagem que, voluntariamente, permaneceram no Hospital Badim durante o incêndio para resgatar pacientes.

Ela conta o caso de três desses profissionais que, infelizmente, precisaram ser internados em estado grave após prestarem auxílio na remoção dos pacientes.

Notícia completa: https://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro/2019/09/5681300-tres-profissionais-de-enfermagem-que-socorreram-pacientes-estao-em-estado-grave.html


‘Os pacientes, como estão?’, pergunta técnica de enfermagem sobrevivente do incêndio no Badim

 

O Globo – 15/9/2019

A técnica de enfermagem Cristiane Ribeiro, funcionária do Hospital Badim e sobrevivente do incêndio, pediu informações sobre o estado de saúde dos pacientes da unidade por meio de um bilhete.

Cristiane adoeceu por ter inalado fumaça do incêndio ao ajudar a retirar pacientes da unidade durante a tragédia e está internada desde então.

Felizmente o quadro da profissional  é estável.

Notícia completa: https://oglobo.globo.com/rio/os-pacientes-como-estao-pergunta-tecnica-de-enfermagem-sobrevivente-do-incendio-no-badim-23949866


Lista de enfermeiros ajudou familiares a localizar pacientes após incêndio no RJ

O Globo – 16/9/2019

Esta notícia, veiculada no maior jornal do Rio de Janeiro, traz a história do enfermeiro Glauber José de Oliveira Amancio, 32, que ajudou as equipes de resgate no dia do incêndio.

Morador de uma rua próxima ao Hospital Badim, Glauber havia chegado em casa depois de um plantão quando soube do incêndio no Hospital Badim por meio do noticiário. Prontamente ele foi até a unidade e, chegando lá, auxiliou as equipes de resgate.

Glauber é conselheiro do Coren-RJ.

Notícia completa: https://oglobo.globo.com/rio/lista-de-enfermeiro-ajudou-familiares-localizar-pacientes-apos-incendio-no-hospital-badim-23949949