09-10-2019
Ação do Coren-RN resulta em nomeação de 66 profissionais de enfermagem para o HGT

Vinte e um enfermeiros e 45 técnicos de enfermagem estão entre os convocados pelo Governo do Rio Grande do Norte, em nomeação publicada nesta terça-feira (08), para atuarem no Hospital Giselda Trigueiro. Ao todo, 74 profissionais da saúde aprovados em concurso público para a Secretaria Estadual de Saúde foram chamados.

A convocação é o cumprimento do acordo realizado entre o Governo do RN e a Justiça Federal do RN, no último dia 16, após execução de Ação Civil Pública (ACP) pelo Conselho Regional de Enfermagem do RN (Coren-RN), que constatou déficit de profissionais de enfermagem nas escalas do Hospital Giselda Trigueiro em ações fiscalizatórias.

Para a presidente do Coren-RN, Silvia Helena Gomes, esse é mais um resultado positivo do trabalho que vem sendo realizado pelo Conselho. “É mais uma conquista e por isso continuaremos firmes na luta pelos nossos profissionais de enfermagem”, comemorou.

Durante a audiência, o Estado havia se comprometido em contratar, dentro do prazo de 60 dias, 50% do total de novos profissionais que a instituição necessita e de apresentar proposta de nomeação dos demais profissionais de enfermagem, num segundo momento. No total, serão contratados 43 enfermeiros e 108 técnicos de enfermagem.

Segundo a diretora de Enfermagem do Hospital Giselda Trigueiro, Gabriela Leite, a situação do déficit de recursos humanos no Estado e, especificamente, no HGT, já estava acarretando sobrecarga de trabalho, sofrimento psíquico aos profissionais e impacto negativo na qualidade da assistência à saúde.

Ela relata ainda que o apoio do Coren-RN foi fundamental nessa conquista de novos profissionais. “Sem essa assessoria do Conselho, que aconteceu desde a visita das fiscais até a orientação do jurídico e apoio da presidência, não teríamos tido êxito nesse processo”, disse Gabriela.