13-06-2019
Cofen e Capes realizam Encontro de Pesquisadores dos Mestrados Profissionais em Enfe

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) realizam, dias 25 e 26/6, o 1º Encontro Nacional dos Pesquisadores dos Mestrados Profissionais em Enfermagem, na sede da Capes

O encontro vai debater questões práticas do maior programa de fomento ao mestrado profissional no Brasil, firmado entre Cofen e CAPES, e dará visibilidade aos resultados dos trabalhos desenvolvidos pelos enfermeiros durante o Mestrado, dos quais já resultam em produtos que estão sendo implementados no cotidiano da profissão.

O coordenador da Comissão de Pós-Graduação Stricto Sensu do Cofen, Joel Mancia, afirma que um dos objetivos do evento é integrar os mestrandos. “Temos a finalidade de aproximá-los da pós-graduação através do financiamento oferecido pelo convênio Capes/Cofen”, declarou.

Além de apresentação de trabalhos, o encontro abordará questões técnicas do Acordo de Cooperação Capes/Cofen, como prestação de contas, documentação e a utilização do recurso na forma de custeio. A produção tecnológica em Enfermagem também é um tema que será abordado por Lorena Furleri, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

“Com o mestrado profissional, buscamos reduzir o descompasso entre a mão-de-obra qualificada existente e as necessidades da Saúde Coletiva, fortalecendo o Sistema Único de Saúde (SUS). É chegado o momento de apresentarmos os primeiros resultados deste esforço”, afirma o presidente do Cofen, Manoel Neri.

Vídeo institucional do programa, já com os primeiros resultados das pesquisas aplicadas, também será apresentado no encontro.

Uma das atividades do último dia é um bate-papo com a equipe técnica da CAPES para esclarecer dúvidas sobre o 2º edital, que abrirá nova seleção de universidades para o programa no segundo semestre deste ano. A parceria Cofen/CAPEs, atualmente, contempla 16 instituições. Neste novo edital as vagas oferecidas para as regiões Norte e Centro-Oeste serão ampliadas. A seleção continuará sendo feita pela CAPES, porém, com algumas mudanças como o repasse de recursos será realizado diretamente pelo Cofen aos coordenadores dos programas de mestrado selecionados pela CAPES.

Faça sua inscrição!

Sobre o Acordo de Cooperação Técnica Cofen/CAPES – Com foco na Sistematização da Assistência e na Implementação do Processo de Enfermagem, a parceria Cofen-Capes vai formar 500 profissionais ao longo de cinco anos. Na avaliação da CAPES a parceria com o Cofen inaugurou “uma nova etapa de relacionamento da Capes com os órgãos de fiscalização profissional”.