14-05-2019
Temas sobre doenças do trabalho se destacam na abertura da Semana de Enfermagem

A programação da Semana de Enfermagem do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Norte (Coren-RN) teve início nesta segunda-feira (13), em Natal, e palestras sobre doenças do trabalho e educação financeira tiveram destaque entre o público.

A síndrome de Burnout foi abordada pela psiquiatra Ana Lígia Nascimento e despertou a todos para o cuidado com os sintomas de estresse acentuado em decorrência das atividades do trabalho. A doença tem se tornado comum entre os profissionais de enfermagem que convivem com a sobrecarga de atividades, altas responsabilidades, más condições e salários baixos.

“Saber identificar a origem do problema é essencial para o tratamento adequado. Muitas vezes é preciso mudar o estilo de vida pra se sentir melhor consigo mesmo e no ambiente de trabalho”, disse a médica Ana Lígia.

Estudantes e profissionais de enfermagem também se interessaram nas orientações do enfermeiro e professor João Mendes que explanou sobre a importância da educação financeira e das melhores formas de investimentos, principalmente, para profissionais que acumulam dois ou três empregos. Ele respondeu muitas dúvidas do assunto.

“A maior parte do seu orçamento deve ficar separado para o que é essencial na sua vida e apenas 10% de suas finanças deve ser destinado a compra de supérfluos. Cuidado com o cartão de crédito e com os financiamentos”, concluiu.

O primeiro dia também foi reservado espaço para exposição das principais ações e campanhas do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), através da conselheira federal Heloísa Helena Oliveira, e para exposição do papel das entidades de enfermagem: Aben – Seção RN, SINDERN, SINDSAÚDE e Coren-RN. “É importante nos unirmos cada vez mais enquanto categoria e saber onde e de que maneira cada um dos nossos representantes atuam. Por isso decidimos trazer essa temática para a Semana de Enfermagem”, disse a presidente do Coren-RN, Silvia Helena Gomes, ao finalizar a mesa redonda.

Paralelo as palestras, 18 trabalhos científicos foram apresentados por grupos de estudantes de enfermagem de diversas faculdades de Natal. Os expositores estão concorrendo a uma passagem aérea com hospedagem para participarem do 22º CBCENF, em Foz do Iguaçú/PR.

Homenagem

Em cerimônia fechada para convidados, à noite, o Coren-RN homenageou a técnica de enfermagem, Waldésia Duartee e as enfermeiras Ailda Cabral e Valkíria Martins como Profissionais Destaque pelos relevantes serviços de enfermagem prestados a sociedade potiguar.  

“Já recebi várias homenagens na minha vida profissional, mas como essa não teve igual. Estou muito feliz”, disse a enfermeira fiscal homenageada Valkíria Martins.