01-03-2019
Coren-RN apresenta Selo de Qualidade a Enfermagem em Natal

Na manhã de ontem (28), o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Norte (Coren-RN) promoveu, na sede, a apresentação do Selo de Qualidade do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). A exposição sobre o selo foi feita pelo coordenador da Comissão Nacional da Qualidade, Cláudio Porto, para Conselheiros, Assessores e Enfermeiros Ficais e contou com a participação da Conselheira Federal do Cofen, Heloísa Helena Oliveira.

Cláudio Porto explicou que a certificação visa garantir uma assistência de enfermagem segura e livre de riscos, sendo a sociedade como um todo quem será a maior beneficiada com sua implementação. Para ele, também é uma oportunidade de mudança na cultura organizacional das instituições e de um maior reconhecimento e valorização do trabalho da enfermagem.

Com relação ao papel do Coren-RN, foi destacado a mudança de paradigma da fiscalização, passando o Enfermeiro fiscal a ser visto como um aliado dos profissionais na construção de um ambiente de trabalho de mais qualidade. “Essa mudança já vem acontecendo. Temos exemplos de instituições que implantaram melhorias com o objetivo de obter a certificação”, disse o coordenador.

Outra inovação é que será a primeira vez que enfermeiros, obstetrizes, técnicos e auxiliares de enfermagem serão contemplados por uma certificação.

A presidente do Coren-RN, Silvia Helena Gomes, agradeceu a presença do coordenador e ressaltou que o Regional buscará estratégias para fortalecer a divulgação do Selo no Estado.

Na quarta-feira (27), o Coren-RN e a Comissão Nacional de Qualidade fizeram a apresentação do Selo na Secretaria Estadual de Saúde do Estado – SESAP, explicando a iniciativa como forma de reconhecimento do mérito dos profissionais de enfermagem do serviço público.

Participaram da reunião integrantes da Coordenadoria de Hospitais de Referência, Técnicas do Núcleo de Qualidade e Segurança em Saúde, a subcoordenadora de Serviços Hospitalar, Maria José de Pontes, a coordenadora do Núcleo Estadual de Segurança do Paciente, Alessandra Alves, a responsável pela Comissão Estadual de Controle Hospitalar, Monalisa Godim e enfermeiras da área de Qualidade da SESAP.