18-03-2019
Diretoria do Coren-RN faz novas visitas no interior do estado

Entre os dias 13 e 15 de março a Diretoria e a Assessoria de Fiscalização do Coren-RN estiveram nos municípios de Pau dos Ferros e Caicó cumprindo agenda de reuniões e visitas técnicas.

O primeiro compromisso foi na Secretaria de Saúde de Pau dos Ferros. Em reunião com a secretária, Eliana Fixina, a presidente, Silvia Helena Gomes, os conselheiros Jorge Carlos Araújo e Joel Dácio, e a assessora de Fiscalização do Conselho, Valkíria Torres, discutiram, com muita preocupação, o pedido de convênio de uma faculdade particular, em modalidade de Ensino a Distância (EaD), com a prefeitura. Também participaram da reunião, o gerente de planejamento da SMS, Cilas Freitas e a enfermeira fiscal, Klégia Fernandes.

Na oportunidade, o Coren-RN reafirmou ser contra o ensino a distância nos cursos de graduação e técnicos de Enfermagem, acompanhando o pensamento e campanha do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), por entender que o cuidado com vidas exige uma preparação presencial e que o ensino diferente disso compromete a assistência de milhões de pessoas. A secretária de Saúde de PDF, Eliana Fixina, também externou seu entendimento sobre a questão, reprovando o EaD na Enfermagem. “Vai de encontro a tudo que aprendi, contra os meus valores e o meu compromisso com a Enfermagem”, avaliou.

Em seguida, Diretoria e Fiscalização se reuniram com os coordenadores da Enfermagem do Hospital Regional, Breno Alencar e Glauber Bessa, para tratar de problemas enfrentados pelo déficit de pessoal e das dificuldades com o dimensionamento. De acordo com os coordenadores, atualmente, existe uma carência de 40 enfermeiros e 47 técnicos de enfermagem e até o final do ano pelo menos 46 profissionais irão se aposentar. “Para solucionar seria ideal que ficasse 1 enfermeiro em cada setor. Hoje o hospital funciona abaixo do nível, prejudicando a qualidade da assistência e a saúde dos profissionais”, relatou o enfermeiro Glauber Bessa.

Além disso, o Conselho realizou visita fiscalizatória em hospital da região e se reuniu com professoras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, na subseção de Pau dos Ferros.

Em Caicó, a comitiva do Coren-RN realizou visitas nas Unidades Básicas de Saúde, Santa Costa e Silvino Dantas, onde teve a oportunidade de se apresentar e conversar com os profissionais sobre rotinas de trabalho e anseios da categoria. “É um privilégio ter o Coren-RN aqui, gostei muito que vocês vieram”, disse a enfermeira Priscilla Resende.

As ações do projeto Diretoria Itinerante têm como objetivo promover a aproximação do Conselho com os profissionais do interior potiguar e também atender demandas das regiões onde estão localizadas as subseções do Coren-RN.