13-02-2019
Coren-RN participa de discussão das UTIs com novo secretário da Sesap/RN

Na última sexta-feira(08), a presidente do Coren-RN, Silvia Helena Gomes, o procurador jurídico, Marcos Cézar Júnior, e a Enfermeira Fiscal, Luciana Cláudia Correia, participaram de reunião com o novo secretário estadual de saúde, Cipriano Maia. A reunião teve como objetivo discutir o andamento da Ação Civil Pública movida pelo Cremern, desde 2013, para abertura de leitos de UTI, no interior e na capital do RN.

Para a presidente do Coren esse é um momento ímpar de união e soma de esforços de todos em prol de uma assistência à saúde de qualidade. “Estivemos nos serviços de Pronto Atendimento no interior do Estado e pudemos observar a sobrecarga do profissional de enfermagem. É necessário, que o Estado veja a questão do dimensionamento adequado para garantir a qualidade da assistência a população.”

                A juíza da 4ª vara, Gisele Maria da Silva Araújo Leite, relatou os avanços dessa ação, que busca além de assegurar a manutenção de novos leitos de UTIs, a reestruturação e a regionalização da assistência estadual de saúde. Segundo ela, é necessário manter as conquistas já alcançadas como a abertura de leitos de UTIs em hospitais contratualizados com o Estado. Hoje esses contratos estão com pagamentos em atraso, ameaçando a sua continuidade.

                Cipriano Maia afirmou que para garantir a manutenção desse serviço está sendo avaliado pelo governo uma forma do pagamento dos atrasados de dezembro, devendo ser apresentado uma proposta para quitação até o próximo dia 18 de fevereiro.  Comentou que a gestão deverá chamar os prestadores numa reunião para discutir a manutenção dos contratos e as questões dos valores.

                Foi encaminhado pelo grupo a realização de reuniões mensais para um acompanhamento mais próxima das ações da gestão estadual. Um dos próximos temas do encontro deverá ser a situação dos serviços de urgência e emergência do município de Currais Novos, que recebeu recente visita técnica do Coren-RN.

                Participaram da reunião representantes do Cremern, do Ministério Público, da Regulação da Sesap, da Cohur, dos prestadores de serviços, dentre outros.