30-01-2019
Reunião em Mossoró/RN com o Coren e secretaria avança na negociação com servidores

Buscando atender à demanda dos profissionais, estando próximo, presente e atuante, o Conselho Regional de Enfermagem participou de reunião, na manhã do último dia 28, no município de Mossoró. A pauta foi a reestruturação do processo de trabalho da enfermagem proposta pela nova gestão municipal da secretaria de saúde, em especial, as escalas de plantão nas Unidades de Pronto Atendimento - UPAs.

A reunião contou com a presença da presidente do Coren-RN, Silvia Helena Gomes e da secretária municipal de saúde, Maria da Saudade Azevedo. A presidente do Coren destacou a importância da abertura ao diálogo e de medidas que contemplem os profissionais e a assistência de qualidade a população. “O Coren-RN quer sempre o melhor para os profissionais e para a sociedade”, disse.

O enfermeiro Alexandre Benigno lembrou que a atual gestão do Conselho vem atuando de forma pioneira sendo a primeira vez em 15 anos que as discussões sobre o processo de trabalho contam com a participação do Coren.

Já no início do Encontro a secretária de saúde de Mossoró reconsiderou alguns pontos pleiteados pela categoria e outros pontos foram debatidos chegando-se a um consenso. Ficou deliberado a possibilidade de realização do plantão de 24 horas, o acréscimo de 01 profissional técnico de enfermagem no setor de acolhimento, realização do dimensionamento das equipes de enfermagem junto às coordenações sob a orientação do Coren e a possibilidade da gestão convocar novos profissionais bem como a realização de concurso público para recompor equipe de Enfermagem.  Além disso foram discutidas questões administrativas como o papel dos seguranças das unidades de saúde, o funcionamento e manutenção do ar condicionado das unidades de saúde, a parametrização das UPAS, dentre outros.

Estiveram presentes na reunião, também, os Conselheiros do Coren, Jorge Carlos e Rui Alvares e a Enfermeira Fiscal, Luciana Cláudia Correia.

Para o Conselheiro Rui Alvares, representante do Coren-RN na Região que vem participando de todas as discussões, são merecedores de parabenização os participantes desse momento na construção de alternativas que visam a valorização do trabalho da Enfermagem e a qualidade da assistência prestada à população.