14-09-2018
Coren-RN luta por melhores salários em reunião com prefeitura de Jardim do Seridó

Durante ação da Diretoria Itinerante, esta semana na região do Seridó, a equipe do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Norte (Coren-RN), se reuniu com o prefeito de Jardim do Seridó, Amazan Silva, para discutir sobre os baixos salários para os cargos da Enfermagem, em edital de Processo Seletivo do município.

O edital nº 001/2018, cujo resultado foi divulgado no último dia 29, oferecia 03 vagas para enfermeiro e 01 para técnico de enfermagem com remuneração de R$954 para ambos os cargos. O processo seletivo atende uma exigência do Ministério Público do Trabalho e está em conformidade com as Leis Municipais nº 1.105 e nº 1.106 de 5 de junho de 2018, que regulamenta a contratação de pessoal por tempo determinado.

Em defesa da categoria da enfermagem, a presidente do Coren-RN, Silvia Helena Gomes, enfatizou que a valorização do profissional perpassa por um salário digno e que aceitar essas condições só colabora com a precarização do trabalho da enfermagem, que é essencial nos serviços de saúde pública.

O prefeito de Jardim do Seridó externou compreender a luta do Conselho e julgou   justa, porém alegou estar realizando o processo seletivo com dificuldades. Ao final da reunião, Amazan Silva sugeriu o prosseguimento do concurso e se comprometeu de, posteriormente, propor a Câmara Municipal a elaboração de uma lei determinando o aumento dos salários.   Apesar de entender o posicionamento do Gestor, Sílvia Helena, discordou e disse que o Conselho irá tomar as providências cabíveis.