10-08-2018
Conselho participa de encontro da Vigilância Sanitária do Natal

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Norte (Coren-RN) foi convidado para participar, juntamente com outros Conselhos Profissionais, de uma mesa de debates da VII Semana de Vigilância Sanitária, nesta quinta-feira (09).

A conselheira e secretária Walmira Guedes representou o Coren-RN e destacou o papel do enfermeiro responsável técnico no processo de fiscalização e influência na qualidade do exercício profissional. “Neste primeiro ano de gestão, o Coren realizou o I Encontro Regional de Responsáveis Técnicos em 7 regiões de saúde do RN com intuito de aproximar estes profissionais do Coren e discutir sobre a sua importância para enfermagem”, disse.

Ela também lembrou que a Vigilância tem sido uma parceira importante nos processos de fiscalização e para qualidade na assistência prestada pela enfermagem.

Participaram da mesa representantes dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária, Química, Medicina, Nutrição, Farmácia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Educação Física e Engenharia e Agronomia.

O evento discutiu esse ano a diversidade da atuação da Vigilância Sanitária e os impactos na saúde. Neste dia em que o Coren-RN participou foi apresentado um breve histórico sobre a vigilância sanitária no Brasil e no mundo e o surgimento das ações fiscalizatórias do exercício profissional, da criação dos conselhos profissionais e das leis de responsabilidade técnica.

Responsável Técnico é o profissional que responde técnica, ética e legalmente pelos atos dos profissionais e pelas atividades desenvolvidas pela empresa na qual exerce a responsabilidade técnica.