25-07-2018
Ministério da Saúde disponibiliza página sobre o Sarampo

O link agrega todo o conteúdo sobre a doença para que a população tenha acesso de forma simples

O portal do Ministério da Saúde está realizando uma série de ações de combate ao sarampo. A ideia é alertar toda a população quanto aos riscos que a doença pode trazer.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. A doença pode ser contraída por pessoas de qualquer idade, por isso é importante se atentar aos cuidados e se prevenir. Em algumas partes do mundo, a doença é uma das principais causas de morbimortalidade entre crianças menores de 5 anos de idade.

Em 2016, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) o certificado de eliminação da circulação do vírus do sarampo. Atualmente, o país enfrenta dois surtos de sarampo, em Roraima e Amazonas. Além disso, alguns casos isolados e relacionados à importação foram identificados em São Paulo, Rio Grande do Sul, Rondônia e Rio de Janeiro.

Todas as informações sobre o sarampo, prevenção, orientação, tratamento, vacinação e dúvidas em geral sobre o assunto poderão ser encontradas no portal do Ministério da Saúde.

 

Fonte: Ministério da Saúde/Ascom-Cofen