25-05-2018
Coren-RN investiga denúncia de desrespeito a Enfermeira em Tangará

A presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Norte (Coren-RN), Silvia Helena dos Santos Gomes, e a Assessora da Fiscalização, Valkíria Martins, estiveram, no último dia 24, no Hospital e Maternidade Santa Teresinha, em Tangará/RN, averiguando denúncia a partir de vídeo que circulou nas redes sociais de agressão do médico de plantão à equipe de enfermagem, em especial, a Enfermeira M.G. funcionária dessa unidade.

A fiscalização teve o objetivo de colher elementos de convicção para desagravo e encaminhamento ao Conselho Regional de Medicina (Cremern) para os procedimentos pertinentes.

Os representantes do Coren-RN dialogaram com o coordenador administrativo, Geovane Estevam Fernandes, e com técnica de enfermagem, que testemunhou a discussão, coletando informações sobre a ocorrência. No ato, foi solicitado, ainda, cópias do livro de enfermagem com a descrição dos fatos, que foram entregues pela direção do hospital.

O coordenador da unidade informou que o médico já se encontra afastado das atividades no município e que a secretária de Saúde de Tangará, Maria do Livramento Silva, emitiu nota se posicionando a favor dos profissionais de enfermagem da instituição.

A presidente do Coren-RN ressaltou que o Conselho tomará todas as providências cabíveis em defesa dos profissionais de enfermagem envolvidos, considerando inaceitável o desrespeito ao profissional de enfermagem, que atua para preservar o direito da população à uma assistência de saúde digna. Na oportunidade, agradeceu o apoio e reconhecimento da secretária municipal de Saúde aos profissionais de enfermagem do hospital.