18-04-2018
Conselhos de Enfermagem debatem desafios no 9º Seminário Administrativo

Os Conselhos de Enfermagem formam um sistema integrado, que tem como maior patrimônio o conhecimento e a capacitação dos gestores e profissionais que vestem a camisa da Enfermagem, destacou o presidente do Cofen, Manoel Neri, que deu boas-vindas aos novos gestores na abertura do 9º Seminário Administrativo do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem (9º Semad). O seminário acontece de quarta a sexta (18 a 20/4), em Brasília.

“Capacitação é essencial para gerir conselhos profissionais com a necessária governança e respeito aos princípios e normas da administração pública. Não há espaço para amadorismo”, afirmou o presidente. Neri pediu apoio dos novos gestores à participação de suas equipes no Mestrado Institucional que vai capacitar o corpo permanente do sistema.  Composta por funcionários públicos efetivos, a primeira turma do mestrado institucional do Sistema Cofen/Conselhos Regionais iniciou em março as aulas na Universidade de Brasília (UnB).

“Este seminário é um compromisso que o Cofen tem com os empregados públicos e com cada regional. Vivenciamos, nos últimos anos, uma melhoria de gestão, fruto da capacitação dos gestores e colaboradores. Abro aqui um parêntese para parabenizar o presidente Manoel Neri”, afirmou a vice-presidente, Irene Ferreira.

O presidente do Coren-DF, Marcos Feitosa, ressaltou a responsabilidade de gerir um conselho regional de Enfermagem e a importância de iniciativas de capacitação e aperfeiçoamento, como o Semad.

A programação prosseguiu com apresentação do trabalho das Ouvidorias, instrumento democrático de controle social dos conselhos, melhoria da gestão e de comunicação com os profissionais de Enfermagem e a sociedade em geral. “Aspectos polêmicos nas licitação e contratos” e “gestão de pessoas e inclusão no e-social” serão debatidos ao longo do dia, esclarecendo as principais dúvidas de gestores dos Conselhos Regionais.

Fonte: Ascom - Cofen