06-04-2018
Coren-RN realiza I Encontro de RTs do ano abordando o tema Liderança

Com presença marcante de profissionais enfermeiros da região metropolitana de Natal, o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Norte (Coren-RN) realizou, nesta sexta-feira (06), o I Encontro de Responsáveis Técnicos do ano.

O evento é uma forma de interação entre os profissionais e de aproximação do Conselho com os enfermeiros RTs do RN e, foi nesse sentido que a presidente do Coren-RN, Silvia Helena Gomes abriu a programação: explanando sobre as funções e as atribuições dos Responsáveis Técnicos, bem como orientando sobre como esse profissional deve estar regularizado perante o Conselho.

“Avalio como umas das principais atribuições do RT realizar o dimensionamento de pessoal, sabendo, com isso, promover a saúde dos trabalhadores e a segurança e qualidade da assistência”, disse.

Nessa edição do evento, “Liderança” foi o principal assunto abordado com os enfermeiros que exercem as funções de chefias, coordenação e/ou supervisão de equipes de enfermagem nos hospitais e clínicas.

O psicólogo e consultor de gestão de pessoas Jean Tavares Leite, iniciou sua palestra parabenizando o grande envolvimento de participantes e ressaltou a importância e papel que um líder diante de seus liderados no ambiente de trabalho. “A liderança é um processo que acontece entre você, sua equipe e o contexto organizacional e ela muda de acordo com o perfil dessa equipe”, concluiu.

De acordo com o psicólogo liderar significa inspirar pessoas e ideias e, sobretudo, gostar de se relacionar com gente, o que já é próprio da enfermagem.

No momento, também foi dada a oportunidade ao professor e enfermeiro Alcides Viana Neto para apresentar o trabalho da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente – REBRAENSP durante a Campanha Abril pela segurança do Paciente.

A partir da próxima semana serão realizados encontros semelhantes com enfermeiros RTs das outras regiões do Estado.