05-04-2018
Coren-RN apoia Campanha Abril pela Segurança do Paciente

Além da campanha Abril Verde pela Segurança do Trabalhador, o Coren-RN vem apoiando o “Abril pela Segurança do Paciente”. A campanha é uma iniciativa do Ministério da Saúde que prega que “todos podem contribuir para a segurança do paciente”. O lançamento do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) aconteceu em 1º de Abril de 2013 por meio da Portaria GM/MS nº 529.

A ocasião é um excelente momento para enfatizar a segurança do paciente e as iniciativas desenvolvidas em nosso país. É uma forma de compartilhar conhecimento e práticas seguras, além de divulgar o papel dos serviços, profissionais e universidades na promoção da segurança do paciente.

Apoiando essa proposta o Coren-RN está abrindo espaço no 1º Encontro de Responsáveis Técnicos da Região Metropolitana, para o profº Alcides Viana fazer a apresentação "A inserção da REBRAENSP na campanha Abril pela Segurança do Paciente." O evento acontece nesta próxima sexta-feira, 06 de abril, às 8h, no auditório do Cemure, sendo voltado para os Enfermeiros Responsáveis Técnicos da Região Metropolitana.

Ministério da Saúde

No Abril pela Segurança do Paciente o Ministério da Saúde vem realizando a divulgação das experiências em favor da Segurança do Paciente nos Serviços.

Vários países já realizaram campanhas com a finalidade de conscientização da importância do tema. O incentivo é para que cada um de nós possa melhorar a segurança do paciente, seja profissional de saúde, trabalhador, usuário e acompanhante.

O Ministério enfatiza que o sucesso da campanha depende da participação de todos nesse movimento. Para compartilhar as experiências deve ser enviado o material de divulgação para o email do ministério.

O e-mail para envio das iniciativas é: abrilsegpaciente@saude.gov.br