09-04-2018
Profissionais de Enfermagem de Natal desenvolvem projeto de musicoterapia há 11 anos

Você já parou para pensar em como a música pode transformar os sentimentos de pessoas que estão internadas ou trabalhando em um ambiente hospitalar?

Sabendo da importância dessa iniciativa, o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Norte (Coren-RN) pretende apoiar o projeto de musicoterapia Dó Ré Médio, desenvolvido por um grupo de profissionais de enfermagem, que tem como proposta levar, através da música, um pouco de alento e alegria aos pacientes e funcionários/cuidadores nos ambientes hospitalares, centros de idosos, instituições de saúde mental e clínicas de Natal.

O trabalho já acontece há 11 anos, de forma voluntária, por um grupo de 17 pessoas, formado por técnicos de enfermagem, músicos profissionais e pacientes com habilidades musicais. O grupo realiza visitas nas enfermarias, refeitórios e participa de eventos cantando e tocando músicas de repertório variado, entre elas: chorinho, MPB e gospel. A ação não só promove um momento de descontração e de interação entre os pacientes e funcionários, como também ajuda no tratamento dos internos.

O técnico de enfermagem e idealizador do projeto, Luiz Carlos de Souza, disse que música tem o poder de transformar o ambiente onde estamos. “Sempre escuto de pacientes e colegas de trabalho que quando a gente chega cantando o clima fica mais leve. Eles não querem parar de ouvir e perguntam quando estaremos de volta”, disse.

Na última quarta-feira (04), a presidente do Coren-RN, Silvia Helena Gomes, recebeu a visita de Luiz Carlos e manifestou apoio ao projeto, inclusive convidando o grupo para participar de eventos promovidos pelo Conselho. “Não tinha conhecimento dessa ação tão importante desenvolvida por profissionais de enfermagem aqui na cidade e gostei muito de saber. Não só apoiamos como queremos conhecer mais e chamá-lo para estar conosco em alguns momentos”, declarou.

Luiz Carlos agradeceu a atenção dada pela presidente do Coren-RN. “Conto com o apoio da categoria de enfermagem para que juntos possamos realizar um trabalho mais assíduo e melhor”.

O projeto Dó Ré Médio é um trabalho totalmente voluntário e se sustenta apenas com a venda de canetas, CDs e camisetas.

Foto: arquivo do Projeto Dó Ré Médio