07-03-2018
Para frear cesáreas, OMS emite novas recomendações para grávidas saudáveis
As novas diretrizes da Organização Mundial da Saúde visam estabelecer padrões e reduzir intervenções médicas desnecessárias, oferecendo, assim, uma experiência positiva do parto às mulheres
 

A OMS emitiu novas recomendações para estabelecer padrões de atendimento globais para mulheres grávidas saudáveis e, com isso, espera reduzir intervenções médicas desnecessárias.

Isso porque, em todo o mundo, cerca de 140 milhões de nascimentos ocorrem todos os anos. A maioria ocorre sem complicações para as mulheres e seus bebês. No entanto, ao longo dos últimos 20 anos, os profissionais aumentaram o uso de intervenções que antes eram usadas apenas para evitar riscos ou tratar complicações, como a infusão de ocitocina para acelerar o parto normal ou a realização de cesarianas.

“Queremos que as mulheres possam parir em um ambiente seguro com assistentes especializados e em instalações bem equipadas. No entanto, a crescente medicalização dos processos normais de parto está prejudicando a capacidade da mulher de à luz, impactando negativamente a experiência do nascimento”, diz a Dra. Nothemba Simelela, diretora-geral assistente da OMS para questões relacionadas à Família, Mulheres, Crianças e Adolescentes.

“Se o trabalho de parto está progredindo normalmente, e a mulher e seu bebê estão em boas condições, eles não precisam receber intervenções adicionais para acelerar o processo”, diz Nothemba.

O parto é um processo fisiológico normal que pode ser realizado sem complicações para a maioria das mulheres e dos bebês. No entanto, estudos mostram que uma proporção substancial de mulheres grávidas saudáveis sofre pelo menos uma intervenção clínica durante o parto e nascimento. Eles também são frequentemente submetidos a intervenções de rotina inutilizadas e potencialmente prejudiciais.

A nova diretriz da OMS inclui 56 recomendações baseadas em evidências sobre o cuidado que é necessário durante o trabalho de parto e imediatamente após a mulher e seu bebê. Estes incluem: ter um companheiro de escolha durante o parto e nascimento do bebê; garantir cuidados respeitosos e boa comunicação entre mulheres e prestadores de saúde; manutenção da privacidade e confidencialidade; e permissão para que as mulheres tomem decisões sobre o gerenciamento da dor, as posições de parto e de nascimento, além do desejo natural de empurrar, entre outras coisas.

Todo o trabalho de parto é único
A nova diretriz da OMS reconhece que todo trabalho de parto é único e que a duração da primeira etapa varia de uma mulher para outra. A primeira fase, geralmente, não se estende além de 12 horas. Na fase subsequente, geralmente não se estende além de dez horas.

Para reduzir as intervenções médicas desnecessárias, a diretriz da OMS afirma que o índice de referência anterior para a taxa de dilatação cervical em 1 cm / h durante o primeiro estágio de trabalho ativo (conforme avaliado por um partograma ou gráfico usado para documentar o curso de um trabalho de parto normal) pode ser não realista para algumas mulheres, sendo impreciso na identificação de mulheres em risco de resultados adversos. A diretriz enfatiza que uma taxa de dilatação cervical mais lenta por si só não deve ser uma indicação de rotina para a intervenção para acelerar o parto ou acelerar o nascimento.

“Muitas mulheres querem um nascimento natural e preferem confiar em seus corpos para dar à luz o bebê sem o auxílio de intervenção médica”, diz Ian Askew, Diretor da OMS do Departamento de Saúde Reprodutiva e Pesquisa. “Mesmo quando uma intervenção médica é desejada ou necessária, a inclusão das mulheres na tomada de decisões sobre os cuidados que recebem é importante para garantir que atinjam o objetivo de uma experiência positiva de parto”.

Cuidados de alta qualidade para todas as mulheres
As intervenções desnecessárias são generalizadas em ambientes de baixa, média e alta renda, muitas vezes pressionando os recursos já escassos em alguns países.

À medida que mais mulheres dão à luz em instalações de saúde com profissionais de saúde qualificados, merecem uma melhor qualidade de atendimento. Cerca de 830 mulheres morrem por complicações relacionadas à gravidez ou ao parto em todo o mundo todos os dias – a maioria pode ser prevenida com cuidados de alta qualidade durante a gravidez e durante o parto.

O cuidado desrespeitoso e não digno é prevalente em muitas unidades de saúde, violando os direitos humanos e impedindo as mulheres de acessar serviços de cuidados durante o parto. Em muitas partes do mundo, o provedor de saúde controla o processo de parto, o que expõe mais as mulheres grávidas saudáveis a intervenções médicas desnecessárias que interferem no processo natural de parto.

Conseguir os melhores resultados físicos, emocionais e psicológicos possíveis para a mulher e seu bebê requer um modelo de cuidados em que os sistemas de saúde capacitam todas as mulheres a acessar cuidados que se concentrem na mãe e na criança.

Os profissionais de saúde devem informar as mulheres grávidas saudáveis que a duração do trabalho varia muito de uma mulher para outra. Enquanto a maioria quer um trabalho de parto natural, eles também reconhecem que o nascimento pode ser um evento imprevisível e arriscado e, que, um monitoramento próximo e, às vezes, intervenções médicas podem ser necessárias. Mesmo quando as intervenções são necessárias ou desejadas, as mulheres geralmente desejam manter uma sensação de realização e controle pessoal, envolvendo-se na tomada de decisões e internando-se com o bebê após o parto.

 

Fonte: IBSP