27-02-2018
Coren participa de fiscalização interinstitucional no Walfredo Gurgel

Em meio a um alto déficit profissional, o Hospital Walfredo Gurgel recebeu, na manhã desta segunda-feira (26), visita interinstitucional de representantes do Coren-RN, Cremern, Ministério Público,  TCE e do Secretário Estadual de Saúde, George Antunes.

Durante a vistoria foram identificadas irregularidades que vão desde problemas nas instalações até a ausência de profissionais para atendimento integral aos usuários do hospital, gerando sobrecarga de trabalho.  No momento existia uma lista de espera com 21 pacientes aguardando vaga em leito de UTI, sendo também constatado a desativação de leitos devido a esses problemas.

Segundo o secretário, George Antunes, a principal dificuldade hoje existente é referente a falta de recursos humanos, uma vez que já estão sendo providenciadas medidas para melhoria e manutenção da infraestrutura da instituição. “Enfrentamos um déficit crescente de servidores. Somente em 2017 houve uma vacância de 1000 servidores e em 2018 temos a previsão de contarmos com 500 profissionais a menos nos quadros da Sesap. É importante estarmos unidos lutando pelos RH da saúde. Necessitamos que seja viabilizado com urgência o Concurso Público e o Processo Seletivo para dar continuidade ao atendimento à população.”, afirmou o secretário.

Nos dados apresentados pela gerência de enfermagem do Walfredo existe a necessidade de contratação de 249,4  profissionais de enfermagem, sendo 79 Enfermeiros e 159 técnicos em enfermagem.

Para a presidente do Coren-RN, Silvia Helena Gomes, é necessário garantir a assistência adequada e com responsabilidade a população. “O Coren vem identificando esse déficit em suas fiscalizações e acionando os gestores para solucionar o problema. Apoiamos a realização de concurso público que venha suprir as necessidades dos serviços”, disse Silvia Helena.

Na ocasião, foi sugerido, ainda, pelo presidente do Cremern, Marcos Lima, a ampliação dessa fiscalização conjunta interinstitucional a outras unidades hospitalares e a organização de um Fórum Interinstitucional de discussão com a participação de entidades ligadas à área da saúde.