06-02-2018
Concurso Público: Coren/RN se reúne com SESAP, MP e CES/RN

Com o objetivo de negociar um acordo para viabilização do Concurso Público da SESAP edital nº01/2018, representantes do Coren-RN participaram, na manhã da última segunda-feira(05), de reunião no auditório da Sesap com a Promotora Pública, Iara Pinheiro, o coordenador de Recursos Humanos da Sesap/RN, Jorge Castro e o presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES/RN), Francisco Júnior.

Durante a reunião o presidente do CES/RN falou sobre a necessidade de se garantir a realização do Concurso Público, mesmo com um quantitativo de vagas abaixo da real necessidade, enfatizando a luta junto a administração pública para viabilização do certame. "O concurso tem válidade de 4 anos ao longo dos quais a administração diante da necessidade poderá chamar um número maior de aprovados. Devem ser adotadas também pelo Estado ações estruturantes de remanejamento de pessoal que podem ajudar a suprir o défict existente. Iremos cobrar isso. ", afirmou Júnior.

A presidente do Coren-RN, Silvia Helena Gomes, afirmou que o Conselho está aberto para o diálogo e que a Ação Civil Pública visou a melhoria da qualidade da assistência da saúde a população do Rio Grande do Norte. A assessora de fiscalização, Valkíria Martins, relatou que esta não é uma demanda nova do Coren-RN, sendo que já foram judicializadas contra o Estado Ações Civis Públicas. Entre essas, nos Hospitais Walfredo Gurgel, Santa Catarina e Gizelda Trigueiro. Em todas, foi solicitado a contratação de profissionais de enfermagem para suprir o déficit profissionais detectado nessas unidades hospitalares.

Como encaminhamento da reunião foi definido que a SESAP irá elaborar uma proposta de acordo para a viabilização do Concurso e o documento será apresentado ao Coren.