28-11-2017
Coren-RN entrega primeira carteira com nome social

A diretoria, Suerda Menezes, Ricardo Manhães, Neusa Nobrega e o Assessor de Atendimento, Registro e Cadastro, Clécio Góes, do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Norte (Coren-RN) fizeram, nesta terça-feira, 28, a entrega da primeira Carteira de Identidade Profissional com nome social.

O Técnico de Enfermagem e Enfermeirando, Pedro Arthur Dias, recebeu o documento com muita alegria. “É muito importante para mim ter a carteira com meu nome social porque significa ser reconhecido como me sinto, por isso sou grato ao Coren”, declarou. O profissional disse ainda que agora, com a carteira em mãos, o processo de troca de nome em outros documentos poderá ser mais fácil.

O direito de profissionais de enfermagem travestis e transexuais usarem o nome social (nome adotado por alguém conforme se identifica ou é reconhecido na sociedade) no registro do Sistema Cofen/Conselhos Regionais foi autorizado em março deste ano e reconhecido através da Resolução Cofen nº 537/2017.

Para a presidente do Coren-RN, Suerda Menezes, foi extremamente importante participar de um ato como esse, que mantém a dignidade da pessoa e do profissional. “Essas pessoas buscam uma aceitação social que deve ser valorizada e pensada pela profissão. Devemos também cuidar de quem cuida, com todas as suas particularidades, e esse é um ato de respeito à pessoa como indivíduo social que não dissocia do profissional”, disse.

A requisição do uso do nome social na CIP é simples e pode ser feita na sede ou em qualquer uma das subseções do Conselho.