29-11-2017
Nota: Conselho se solidariza com profissional vítima de violência

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Norte, vem a público, repudiar toda e qualquer forma de violência e manifestar a sua solidariedade a enfermeira Mariza Borba Cavalcanti, Coren Nº24902, que no último dia 19 de novembro, domingo, foi vítima de violência no trabalho na triagem do Hospital Gizelda Trigueiro. A profissional foi agredida com um tapa no rosto devido a sua solicitação para acompanhante de paciente, não filmar a triagem e não expor as pessoas no momento de atendimento.

É lamentável vivenciarmos tal fato, onde profissionais que se dedicam a assistir à população enfrentando condições adversas de trabalho, como superlotação dos serviços, sobrecarga, estado precário de infraestrutura e atrasos salariais, sejam, também vítimas de violência no exercício de suas atividades.

A agressão é inadmissível e só aumenta as estatísticas de violência sofrida pelos profissionais da Enfermagem. É importante que a sociedade entenda que a culpa por um atendimento precário oferecido à população não é dos trabalhadores e sim dos gestores que conduzem de forma maléfica o orçamento destinado à saúde.

O Coren-RN coloca à disposição da profissional a sua assessoria jurídica, para buscar as medidas cabíveis para que a agressora seja penalizada perante a justiça.

Por fim, o Coren-RN reitera o seu compromisso no fortalecimento ao combate à violência aos profissionais de enfermagem, somando esforços, para que casos como esse não venham mais a se repetir.