10-10-2017
Museu Nacional de Enfermagem reabre ao público

Patrimônio da Enfermagem brasileira voltou a receber o público no último dia 09 de outubro com visitação gratuita

O Museu Nacional de Enfermagem, marco histórico e cultural da profissão, voltou a receber o público no dia de ontem, 09 de outubro, em Salvador. Visitas direcionadas de grandes grupos já podem ser agendadas pelo email  munean@cofen.gov.br.

Localizado no Centro Histórico de Salvador (rua João de Deus, 5 – Pelourinho), o Museu Nacional de Enfermagem funcionará na 2ª feira das 13h às 17h, de 3ª a 6ª feira das 9h às 17h, e no sábado do 9h as 12h, com entrada gratuita.

Após um ano fechado, o antigo MuNEAN foi incorporado pela estrutura administrativa do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), com doação do acervo, permitindo a manutenção e ampliação de atividades. Sob curadoria da enfermeira Julia Lemos, o museu integra o Centro de Documentação e Memória do Cofen.

O Museu Nacional de Enfermagem promove o resgate histórico e valorização da Enfermagem e seus profissionais, narrando a trajetória da profissão, com seus marcos históricos e personagens de destaque. Além de mostras temporárias, inclui exposições permanentes e dialoga com seu entorno, no Pelourinho, valorizando a contribuição afrodescendente marcante na configuração da Enfermagem brasileira.

Umas das novidades do museu é a criação do Espaço Cofen, com exposição permanente para que o público conheça também a história e o papel da autarquia federal e dos conselhos regionais. Já a Sala Multiuso oferece materiais e obras que podem ser acessadas pelos visitantes.

Exposições permanentes
  • A Historia do Cuidar – versa sobre a historia do cuidar desde a ancestralidade até a profissionalização do enfermeiro
  • Enfermagem no Mundo – apresenta a historia do cuidar de alguns países dos 5 continentes
  • Enfermagem no Brasil – uma linha do tempo desde o descobrimento até os dias atuais
  • Painel Anna Nery – conta a historia de vida de Anna Nery, as homenagens e o legado que deixou – Patrona da Enfermagem Brasileira
  • Painel – O profissional de hoje do seculo XX aos dias atuais
  • A Indumentária do cuidar – replicas dos uniformes usados pelas alunas e profissionais da enfermagem de 1890 a 1950
  • História da Enfermagem Brasileira : a contribuição do afrodescendente
  • História do Conselho Federal de Enfermagem: retrospectiva
    A exposição retrata a trajetória percorrida para materializar a institucionalização do Sistema Cofen /Conselhose Regionais, desde 1940 até os dias atuais.
Exposição de curta duração
  • Toda boa historia merece ser contada: uma homenagem aos profissionais da enfermagem brasileira

Fonte: Ascom - Cofen