18-08-2017
Cofen debate sobre atendimento pré-hospitalar no Ministério da Saúde
O encontro aconteceu nesta terça-feira (15) no Ministério da Saúde

A Comissão Nacional de Urgência e Emergência do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) se reuniu nesta terça-feira (15) com representantes da Secretária de Atenção Básica à Saúde, no Ministério da Saúde. O encontro teve como pauta a proposta de criação do Suporte Intermediário de Vida – SIV, e contou com a presença do secretário de Atenção à Saúde, Francisco Figueiredo.

Além da pauta principal, o encontro discutiu sobre Atendimento Pré-Hospitalar (APH), Urgência e Emergência e a saúde pública, de um modo geral. Além de permitir a leitura de políticas públicas de interesse dos profissionais de Enfermagem e dos usuários do sistema único de saúde (SUS).

Para o conselheiro federal Luciano Silva, a implementação do SIV será um marco, aperfeiçoando o modelo existente. “A nossa proposta visa melhorar a assistência, potencializar o acesso e qualificar o atendimento ao paciente. Além disso, empodera os profissionais de Enfermagem, regulamentando práticas de assistência, com respeito à autonomia profissional”, afirma o coordenador da comissão.

O conselheiro federal Vencelau Pantoja, presente na reunião, afirma que essa nova modalidade da SIV, caso seja regulamentada, trará grandes avanços na ampliação da cobertura e qualidade da assistência. “Esses encontros são importantes para estabelecer diálogo entre o Cofen e Ministério da Saúde, sempre com o objetivo de buscar cada vez mais a qualidade da assistência a saúde aos usuários”, afirma Vencelau.

As ambulâncias de Suporte Intermediário à Vida devem contar com dois enfermeiros ou um enfermeiro e um técnico de Enfermagem, com um condutor de ambulâncias devidamente habilitado.

 

Fonte: Ascom - Cofen