21-06-2017
Fórum Nacional de Enfermagem debate unidade da profissão
Pouca representatividade política dificulta avanço das pautas de interesse da Enfermagem, avalia o fórum

Promover a união da Enfermagem nos estados é uma das metas acordadas pelas organizações integrantes do Fórum Nacional de Enfermagem, reunidas nesta terça-feira (20/8), na sede do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen().  O fórum debateu estratégias para fortalecer a luta pela jornada de 30h semanais e pela aposentadoria especial.

“Vamos intensificar as ações junto ao Ministério da Saúde e o Congresso Nacional. Precisamos multiplicar interlocutores, garantindo a representatividade política da Enfermagem”, afirmou o conselheiro federal Luciano Silva, que conduziu a reunião. “O cenário político desfavorável exige ainda mais coesão da Enfermagem”, avaliou.

Fortalecer os canais de comunicação e a presença nas redes sociais é fundamental para mobilizar os profissionais e pressionar por mudanças, avalia o fórum. O assessor de Comunicação do Cofen, Neyson Freire, apresentou propostas para o aperfeiçoamento dos canais existentes e para comunicação integrada do fórum.

30h – Diante da demora da Câmara dos Deputados em votar o PL 2295/2000, que regulamenta a jornada de trabalho dos profissionais de Enfermagem em 30h semanais, as organizações integrantes do Fórum têm articulado aprovação de leis municipais e estaduais. Mais de cem municípios e dez estados brasileiros já estabeleceram a jornada de trabalho de 30h para profissionais de Enfermagem, conforme dados levantados pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Aposentadoria Especial – O Fórum articula mobilização nacional para incluir, na Reforma da Previdência, a aposentadoria especial para os profissionais de Enfermagem. A inclusão daria força constitucional à aposentadoria especial para a Enfermagem, que já é objeto de projeto de lei em tramitação no Senado. Aprovado na Comissão de Assuntos Sociais neste mês de maio, o PLS 349/2016 estabelece a aposentadoria especial para todos os profissionais de Enfermagem, reconhecendo os riscos biológicos e físicos inerentes à profissão.

Sobre o Fórum – O Cofen assumiu, em abril, a coordenação do Fórum Nacional de Enfermagem, que articula a mobilização em favor de pautas relacionadas à valorização profissional. Criado em torno da luta pela jornada de 30h, o fórum é composto pelas entidades representativas da Enfermagem brasileira, incluindo o Cofen, a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS), Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Associação Brasileira de Enfermagem – ABEn, Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS), Associação Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (ANATEN) e Executiva Nacional dos Estudantes de Enfermagem (ENEEnf).