25-05-2017
Cofen retorna ao Conselho Internacional de Enfermagem

"Precisamos nos fazer ouvir, para avançar na autonomia, formação e reconhecimento profissional", afirma o presidente do Cofen, Manoel Neri

O Conselho Internacional de Enfermagem (ICN) aprovou, por unanimidade dos votos, nesta quinta-feira (25/5), durante reunião do Conselho de Representantes de Enfermagem (CRN), órgão de decisão do ICN, o retorno do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), como membro afiliado ao ICN. “O ICN representa a voz internacional da Enfermagem. Precisamos nos fazer ouvir, para avançar na autonomia, formação e reconhecimento profissional”, afirma o presidente Manoel Neri.

O ICN articula a ação coletiva das entidades nacionais da Enfermagem, além de desenvolver projetos como a Classificação Internacional para a Prática da Enfermagem e a Liderança para Mudança. A filiação do Cofen possibilita um acesso privilegiado a informações, tendências e debates que impactam a Enfermagem.

Para a conselheira federal Fátima Sampaio, representante do Cofen no ICN, a refiliação ao Conselho Internacional de Enfermagem é um marco para a Enfermagem brasileira. “A articulação internacional é fundamental para buscarmos alternativas aos desafios da Saúde Coletiva e avançar nas conquistas profissionais”, avalia.

O Fórum de Políticas do ICN, que acontece nos dias 25 e 26/05, e antecede a realização do Congresso Internacional do ICN, abordará as implicações sanitárias, sociais e econômicas das populações deslocadas. “Os imigrantes, os refugiados e as pessoas deslocadas constituem um dos grupos populacionais mais vulneráveis do mundo e enfrentam muitos desafios relacionados com a saúde e os cuidados de saúde”, disse Judith Shamian, presidente do ICN durante abertura do Fórum de Políticas do ICN.

Segundo Shamian, em 2015 haviam 244 milhões de imigrantes em todo o mundo, dos quais 65 milhões foram deslocados à força por causa do risco de perseguição, conflito, insegurança alimentar ou violações de direitos humanos.

O Congresso Internacional do ICN acontece em Barcelona, na Espanha, no período de 27/05 a 1º/06. Uma delegação do Cofen e dos Conselhos Regionais de Enfermagem participarão do evento.

Fonte: Cofen