16-05-2017
Evento em Natal abre Semana de Enfermagem 2017

Abrindo a Semana de Enfermagem 2017 do Coren-RN foi realizada, na manhã de ontem(15), palestra, no Praiamar Hotel, voltada para os profissionais de Natal/RN. O evento chamou a atenção para o protagonismo da Enfermagem na melhoria da assistência a saúde ao abordar o tema "Enfermagem na linha de frente, transformando o cuidado: práticas avançadas no exercício de Enfermagem.

Participaram da mesa de abertura o vice-presidente do Coren-RN, Ricardo Manhães, a representante da Sesap/RN e coordenadora do SAMU 192 RN, Maria Valéria, a representante da ABEn-RN, profª Márcia Cerveira, a representante do Sindern, Mônica Marques, a representante do Cofen, Elizabete Pimenta, e o presidente do Sinpern, Domingos Ferreira.

Para a profª da UFRJ, Elizabete Pimenta, que ministrou palestra sobre as Práticas Avançadas na Enfermagem, "a enfermagem brasileira vem ganhando destaque no cenário mundial, especialmente, pelos avanços científicos que sustentam a sua prática em diferentes contextos." Apesar disso ela acredita que ainda os Enfermeiros tem suas funções muito restritas na Atenção Básica, persistindo a valorização das atividades técnicas e burocráticas.

Segundo Pimenta, a implementação das práticas avançadas exigiram uma maior capacitação dos profissionais e contribuiram para a melhoria da qualidade da assistência a saúde.

O evento prossegue nesta terça-feira(16) em Mossoró/RN, amanhã(17) em Caicó/RN e na quinta-feira(18) em Pau dos Ferros/RN, com a palestra “ Assistência na Enfermagem Segura: um desafio” e os palestrantes convidados: Kleyton Santos de Medeiros, enfermeiro assistencial na Liga Norte Riograndense Contra o Câncer, e Leonardo José Dantas P. Araújo, enfermeiro assistencial no Hospital do Coração e na Liga Norteriograndense Contra o Câncer.

Esse ano, dentro da programação da Semana, será realizada ainda uma caminhada em prol das principais bandeiras de luta da categoria como, jornada de trabalho de 30 horas, definição de piso salarial e a proibição do Ensino à Distância em Enfermagem.