07-04-2017
Depressão é tema de campanha da OMS para Dia Mundial da Saúde
"O tratamento pode ser de difícil acesso e o temor a ser estigmatizado impede com frequência que procurem ajuda", afirma a conselheira federal Dorisdaia Humerez, doutora em Enfermagem Psiquiátrica.

O número de pessoas com depressão ultrapassa a 300 milhões, 19% a mais que em 2005. Para a diretora geral da Organização Mundial da Saúde – OMS, Margaret Chan, “estes números são um sinal de alerta para que todos os países repensem sua visão sobre a saúde mental e a tratem com a urgência que ela merece“.

Tema da Campanha da OMS para o Dia Mundial da Saúde (7 de abril), a depressão é muito mais que um acesso de melancolia. Trata-se de um transtorno mental onde a pessoa nesse sofrimento psíquico mostra “tristeza permanente e perda de interesse pelas atividades que as pessoas costumam desfrutar, acompanhadas da incapacidade de realizar tarefas diárias “. A depressão pode provocar sentimentos de culpa, falta de autoestima, transtornos do sono, apetite, sensação de cansaço e falta de concentração. É frequente o aumento de tentativas e de suicídio.

A queda da produtividade e doenças vinculadas à depressão têm um alto custo global, que a OMS calcula em um trilhão de dólares por ano. Nos países mais desenvolvidos, quase metade das pessoas em episódio depressivo não foram diagnosticados nem recebem, portanto, nenhum tratamento. Esse número chega a entre 80% e 90% dos casos nas nações menos desenvolvidas, segundo a organização da ONU dedicada à saúde.

“O tratamento pode ser de difícil acesso e o temor a ser estigmatizado impede com frequência que procurem ajuda”, afirma a conselheira federal Dorisdaia Humerez, doutora em Enfermagem Psiquiátrica.

Segundo a OMS, cada dólar investido em ampliar os tratamentos produz quatro dólares de lucro, devido à melhora da saúde e da produtividade dos trabalhadores.

A redução dos casos de depressão tem um grande impacto no número de mortes por suicídios. Quase 800.000 pessoas se suicidam por ano no mundo, o que equivale a um suicídio a cada quatro segundos e a relação com a depressão é explícita.

O Conselho Federal de Enfermagem considerando que deva garantir a assistência integral de Enfermagem à população e preocupado com o aumento do sofrimento psíquico causado pela depressão. Para tanto, o Plenário do Cofen aprovou por unanimidade a realização do Encontro latino-americano de Enfermagem de Saúde Mental que irá acontecer no 20º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem – CBCENF, realizado no Rio de Janeiro, de 6 a 10 de novembro..

 

Fonte: Ascom - Cofen