04-04-2017
Natal sedia seminário do Cofen sobre práticas avançadas em enfermagem

Com o objetivo de ampliar a discussão no Brasil sobre a implantação das Práticas Avançadas na Enfermagem, o Rio Grande do Norte sediou, no dia de hoje(04), seminário nacional sobre o tema. O evento, realizado no auditório da UFRN, contou com a presença do presidente do Conselho Federal de Enfermagem, Manoel Néri, presidentes dos Conselhos Regionais de Enfermagem e autoridades nacionais da área como o coordenador da Comissão de Práticas Avançadas do Cofen, Carlos Leonardo, além da coordenadora do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Hilarina Montenegro.

Na abertura do Seminário o presidente do Cofen destacou a importância dessa implantação no país que permitirá uma maior abrangência e cobertura de saúde com ganhos científicos para a enfermagem e mudança do perfil do Enfermeiro ampliando o seu papel e sua autonomia, contribuindo, assim, para a melhoria da assistência à população. Para Neri, essa inciativa deverá se iniciar, no país, na atenção básica através do fortalecimento das práticas avançadas que o Enfermeiro da Estratégia da Família já realiza como a prescrição de medicamentos e solicitações de exames. “Precisamos investir na qualificação dessas práticas na ESF através da implantação da Residência e Mestrado Profissional para todos os Enfermeiros da ABS”, afirmou o presidente do Cofen.

Néri destacou, ainda, que existem vários obstáculos a serem superados: “Quem irá formar esse profissional? Como será a implantação dessa qualificação técnica do Enfermeiro?  Como enfrentar as resistências das entidades médicas ?”, comentou. Para ele, todos os presentes devem assumir o compromisso de levar para o seu Estado essa discussão, uma vez que a o estabelecimento das práticas avançadas em enfermagem podem mudar positivamente o perfil dos Enfermeiros brasileiros e impactar na melhoria da saúde pública.

A programação prosseguiu, na manhã, com apresentações e debates sobre as Práticas Avançadas de Enfermagem no mundo e as potencialidades para sua implantação.

A tarde foi reservada para a apresentação da proposta de pesquisa sobre "Práticas Avançadas em Enfermagem no Contexto da Atenção Primária - o caso do Brasil". A pesquisa, que ainda está em fase inicial, será realizada pela Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz - e tem como principal objetivo analisar as práticas dos enfermeiros no cotidiano do trabalho na Estratégia da Saúde da Família à luz do conceito de Práticas Avançadas em Enfermagem.

De acordo com Maria Helena Machado, pesquisadora e uma das coordenadoras, o estudo vai reforçar e contribuir de maneira qualitativa para a discussão da temática, que já acontece no Ministério da Saúde e, agora, na Comissão de PAE do Cofen, criada a menos de um ano.

O Seminário encerrou com com os encaminhamentos da plenária.