02-12-2016
Conselho estadual de Saúde do RN discute EAD nos Cursos de Saúde

Na manhã desta quinta-feira (1º), o Conselho Estadual de Saúde (CES/RN) discutiu a questão do Ensino a Distância nos cursos de Saúde no Estado do Rio Grande. Para falar sobre o assunto foi convidado o conselheiro do Coren-RN, Ricardo Manhães. A mesa foi composta também pela Conselheira Federal de Farmácia, Lérida Maria, e a coordenadora adjunta do Núcleo de Estudos da Saúde Coletiva da UFRN(Nesc), Maria Jalila Vieira, sendo secretariada pela conselheira do Coren-RN, Vera Lúcia.

Segundo Ricardo Manhães apresentou, atualmente a fiscalização do Coren verifica uma dificuldade de cumprimento da legislação, inclusive, das escolas com aulas presenciais. Existem problemas na infraestrutura, no atendimento do que preconiza a Resolução sobre o estágio, etc. Neste cenário, a situação é ainda mais complicada ao analisar a situação da EAD na Enfermagem. Manhães falou sobre o posicionamento do Sistema Cofen/Conselheiros Regionais contrário em todo o país de autorizar de ensino dos cursos de Enfermagem a distância, seja a graduação ou o curso técnico. O entendimento é que cursos que lidam diretamente com a saúde não podem ser ensinados a distância.