02-09-2016
Visita confirma situação deficitária em principais hospitais de Natal

O Conselho Regional de Enfermagem do RN (Coren-RN), através dos conselheiros José Cláudio Miranda e Jarbas Morais visitou, nesta sexta-feira (02), os hospitais: Walfredo Gurgel, Santa Catarina, Giselda Trigueiro, Pediátrico Maria Alice Fernandes, em Natal, e Deoclécio Marques, em Parnamirim para averiguar as atuais condições de trabalho dos profissionais de enfermagem e problemas enfrentados pela suspenção de abastecimento e serviços essenciais.

Durante a visita, os conselheiros constataram que um problema comum em todas as unidades é, ainda, a falta de vigilantes e/ou segurança. Apenas o Walfredo Gurgel e o Maria Alice Fernandes informaram recomeçar até o final do dia.

Na maioria dos hospitais foi observado dificuldades pontuais, como a falta de insumos e medicamentos. No Deoclécio Marques, a equipe do Coren-RN encontrou problemas de sub-dimensionamento de pessoal.

A situação mais preocupante foi vista no Hospital Giselda Trigueiro que, com vários serviços de abastecimento suspensos, como a limpeza, alimentação e lavanderia, por falta de pagamento ou ausência de trabalhadores, está vivenciando um caos. De acordo com o conselheiro Jarbas Morais, o lixo está acumulado nos corredores e salas, falta material e alimentação para os funcionários e acompanhantes.

Com isso, a direção do Hospital suspendeu hoje (02) o atendimento ao público, alegando não ter condições técnicas de receber mais pacientes e informou voltar o atendimento normal assim que os problemas forem resolvidos.

A visita foi realizada logo depois que profissionais de vários hospitais relataram, por meio de mensagens em redes sociais, o trabalho em condições precárias nos últimos dias, com a falta de segurança e alimentação, por exemplo.

O Coren-RN vai elaborar relatório e documento para encaminhar ao Ministério Público e Secretaria de Saúde Pública do Estado (Sesap) cobrando providências urgentes para a situação deficitária encontrada nos hospitais, o que vêm inviabilizando, há meses, o exercício adequado dos profissionais de enfermagem e da saúde e o atendimento de qualidade à população. Para discutir essas questões, o Conselho também propôs a realização de audiências públicas na Câmara Municipal e Assembleia Legislativa.