27-07-2020
Conselhos entregam demandas da Enfermagem ao ministro da saúde
Documentos foram entregues pelo Coren-SC e Coren-PR

O Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren-SC) e o Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren-PR) entregaram reivindicações da Enfermagem para o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, durante visita em seus estados feita esta semana. A deputada federal e enfermeira, Carmen Zanotto acompanhou a direção do Ministério da Saúde nas visitas aos três estados do Sul do Brasil.

A presidente do Coren-SC, Helga Bresciani, esteve na sede do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES), nesta quarta-feira (22) e entregou um documento com um panorama do adoecimento dos profissionais de Enfermagem, além de reivindicações para proteção de quem está na linha de frente do combate a pandemia.

“Sem a quantidade necessária de profissionais de Enfermagem, que atuam 24 horas e sete dias por semana ao lado dos pacientes, a população sofrerá as consequências da falta de atendimento e de ausência de monitoramento de cada caso”, destacou Helga Bresciani.

Durante reunião do ministro com o governo do Paraná, realizada nesta quinta-feira (23), a presidente do Coren-PR, Simone Peruzzo, entregou ao ministro demandas importantes para a categoria. Entre os pontos apresentados estão a sobrecarga enfrentada pela Enfermagem no atendimento aos casos de Covid-19, a falta de dimensionamento adequado de profissionais para o atendimento, definição do piso salarial nacional e jornada de 30 horas semanais, entre outras demandas.

Fonte: Ascom-Cofen