19-12-2019
CIE chama chefes de Estado a apoiarem o ano da Enfermagem
Ano comemora o 200º aniversário de Florence Nightingale e será tanto uma celebração da enfermagem, quanto um chamado à ação.

Em preparação ao Ano Internacional da Enfermagem que ocorrerá em 2020, o Conselho Internacional de Enfermagem (CIE) e seus parceiros chamaram os chefes de Estado a apoiarem o Ano, que será tanto uma celebração da enfermagem, quanto um chamado à ação.

Pede-se aos chefes de Estado que reconheçam o trabalho essencial dos enfermeiros, começando em suas mensagens de ano novo, demonstrando o compromisso de seus países em promover a enfermagem como um fator-chave para alcançar o cuidado universal de saúde.

Nesta semana, o CIE lançou uma identidade visual para o ano da Enfermagem, com seus parceiros: a Organização Mundial da Saúde (OMS), Nursing Now, o Fundo de População das Nações Unidas e o Conselho Internacional de Parteiras.

A OMS definiu 2020 como o ano dos profissionais de Enfermagem, uma celebração global que visa elevar o perfil da profissão e atrair uma nova geração para a família de Enfermagem.

A carta aos chefes de estado destaca a contribuição única que os enfermeiros dão aos cuidados de saúde em todo o mundo e a séria ameaça que a escassez de enfermeiros representa à conquista da cobertura universal de saúde. Esta ameaça é reconhecida como real pelas Nações Unidas, caso os governos não ajam rapidamente recrutando e retendo milhões de enfermeiros.

A carta assinada pela presidente da CIE, Annette Kennedy e por outros líderes, incluindo a diretora-geral da OMS, é uma das iniciativas lideradas pela senhora Kennedy e pelo CEO da ICN Howard Catton na corrida até 2020 para garantir que a enfermagem esteja no mapa das preocupações políticas.

O Sr. Catton disse: “Os enfermeiros estão na vanguarda do esforço em direção à Cobertura Universal de Saúde, porque geralmente são o primeiro ponto de contato quando alguém precisa de atenção médica. É por isso que o ano da Enfermagem é uma convocação para investimento, educação, recrutamento e retenção de profissionais de saúde. Somente com eles é possível alcançar o objetivo d o cuidado universal de saúde.

‘Explicamos isso aos nossos parceiros na carta aos chefes de estado, o que também é um lembrete para eles da dívida que todas as sociedades tem com seus enfermeiros. Dia após dia, os enfermeiros cuidam das pessoas e de suas famílias de uma maneira que nenhum outro profissional de saúde possa igualar.

‘Eles só podem continuar fazendo isso, no entanto, se estiverem presentes em número suficiente, se forem adequadamente apoiados em seu trabalho e se forem adequadamente remunerados por sua contribuição para as sociedades em que vivem. Queremos que a designação de 2020 como o Ano da Enfermeira seja um alerta para políticos e outros líderes mundiais que eles não podem ignorar. ”

A partir do próximo ano, o ICN e as Associações Nacionais de Enfermagem marcarão as comemorações do ano através de inúmeras histórias e eventos que serão listados em um novo portal no site do CIE, a ser lançado em 1º de janeiro, com diversas atividades:

– Lançamento de um concurso de fotografia de profissionais de Enfermagem que fornecerá um registro da realidade da enfermagem ao longo do ano.

– Publicação de novas diretrizes sobre Prática Avançada de Enfermagem, descrevendo diversos elementos, como os principais componentes. As novas diretrizes promoverão uma visão comum para continuar a permitir uma maior compreensão das comunidades internacionais de enfermagem e saúde para o desenvolvimento de papéis comumente identificados como especialista em enfermagem clínica e profissional de enfermagem.

– Publicação do primeiro relatório de enfermagem do estado da OMS no mundo, em abril. O relatório, co-presidido pelo diretor executivo da CIE, Howard Catton, fornecerá uma visão geral da força de trabalho global de enfermagem e incluirá dados vitais que serão usados nos próximos anos como referência para determinar o progresso no aumento e aprimoramento da força de trabalho de enfermagem.

– 12 de maio de 2020 marca o 200º aniversário do nascimento de Florene Nightingale e também o dia internacional da Enfermagem. Recentemente, o CIE lançou o tema, o logotipo e os pôsteres. Outros recursos, incluindo estudos de caso, vídeos e relatório, serão lançados no início de 2020 para serem utilizados durante todo o ano, mostrando o trabalho dos enfermeiros e sua contribuição vital para os cuidados de saúde em todo o mundo.

– Em 30 de agosto, a 11ª Conferência da Rede ICN se reunirá em Halifax, Nova Escócia, Canadá, onde os profissionais de enfermagem e os enfermeiros avançados do mundo se reunirão para discutir como o escopo cada vez maior da prática da enfermagem está criando melhorias de saúde que mudam a vida dos pacientes de forma mais econômicas e melhores do que os serviços existentes.

– O ano culminará em uma conferência especial Nightingale 2020 em Londres, para comemorar o legado de Florence Nightingale.

O Conselho Internacional de Enfermagem desempenhará um papel importante para garantir que a voz dos enfermeiros esteja no centro das políticas de saúde e que o Ano Internacional da Enfermagem tenha um legado duradouro..

Fonte: Conselho Internacional de Enfermagem (CIE)