27-11-2019
Coren-RN visita profissionais de UPA Cidade da Esperança

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Norte (Coren-RN) realizou visita técnica, na manhã desta quarta-feira (27), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cidade da Esperança. A visita foi motivada, especialmente, pela falta de segurança na unidade.  Na noite do último dia 25, funcionários e profissionais de enfermagem foram vítimas de assalto durante o atendimento noturno.

Participaram da visita o conselheiro tesoureiro do Coren, Jorge Carlos, a assessora da fiscalização, Valkíria Costa Torres, o procurador jurídico e o Dr. Marcos César Maurício Júnior.

Além das condições de segurança, foram constatados também problemas referentes ao fornecimento de alimentação para os profissionais, na manutenção da infraestrutura e equipamentos, no fornecimento dos insumos hospitalares e no dimensionamento profissional.

Segundo o procurador jurídico do Coren-RN, o primeiro passo será organizar um documento relatando toda a situação e agendar uma reunião com o secretário de saúde de Natal, George Antunes, para buscar a assinatura de um termo de ajuste de conduta. “Antes da judicialização da questão, pleitearemos junto ao gestor municipal uma resolução negociada do probloema, de uma forma mais ágil para as demandas”, disse Marcos.

Por mais segurança

Este não é o primeiro caso que o Coren-RN intervém. O Regional vem se dedicando para solucionar problemas de segurança no ambiente de trabalho, bem como de violência contra os profissionais, de dimensionamento e de más condições.

Na semana passada, diante de caso de agressão a enfermeira no Hospital Walfredo Gurgel, o Conselho já tomou as medidas necessárias e legais em relação ao autor das agressões.

No último dia 05, a presidente do Coren-RN, Silvia Helena Gomes, se reuniu com o Secretário de Estadual de Saúde, Cipriano Maia, justamente para tratar de questões de melhorias do processo de trabalho e da segurança dos profissionais de enfermagem, que ficam sempre muito vulneráveis nas unidades de saúde. O secretário acordou em reforçar a segurança nos hospitais.

E em abril, a UPA de Parnamirim teve o serviço de segurança restabelecido após Decisão do Coren-RN notificando a instituição e solicitando providências para a falta de pessoal para segurança em 24h. Durante o período de ausência do serviço, vários profissionais sofreram agressões físicas e verbais de pacientes.

Além da fiscalização do exercício profissional, o Coren-RN segue cumprindo seu papel na busca pela valorização da Enfermagem, por melhores condições de trabalho e pela proteção da integridade física e psicológica dos profissionais.